Durante um almoço realizado na sede do Sindpol-RR (Sindicato dos Policiais Civis de Roraima), o governador Antonio Denarium assinou o decreto que promove 695 policiais civis, de nove cargos da categoria, com exceção dos delegados, representando 93,5% do efetivo da PCRR (Polícia Civil de Roraima).
Acompanhado da Delegada-Geral Darlinda De Moura Viana, do delegado-geral adjunto, Luciano Silvestre, do secretário de Segurança em exercício, Ellan Wagner, e do presidente do Sindpol, Leandro Almeida, Denarium foi aplaudido por mais de 500 policiais e familiares que estiveram presentes ao evento.
Foram promovidos os policiais dos cargos de agente de polícia, escrivão de polícia, agente carcerário, médico legista, odontolegista, perito criminal, perito papiloscopista, auxiliar de perito e auxiliar de necropsia. Todos estavam na classe especial e ascenderam para a classe final.
Atualmente, o efetivo de policiais civis do Estado é de 743 profissionais. A promoção de 695 agentes diversos representa um percentual de 93,5% de policiais promovidos de todo o efetivo.
Critérios para a promoção
De acordo com a delegada-geral Darlinda Viana, para terem direito à promoção, os policiais precisaram cumprir critérios, como um interstício de efetivo exercício policial de cinco anos; avaliação médica, comprovada em inspeção de saúde a cargo da junta médica de saúde oficial do Estado; participação em curso de aperfeiçoamento relacionado com a atividade Policial Civil; e uma avaliação funcional satisfatória.
“A Delegacia-Geral da Polícia Civil de Roraima iniciou esse processo em 2022, montando uma comissão coordenada pela Corregedoria-Geral de Polícia, que avaliou todos os policiais civis considerados aptos ao processo de promoção”.
Segurança Pública de Roraima forte com investimentos do Governo
Denarium destacou que vem realizando uma série de investimentos no Sistema de Segurança Pública, valorizando as instituições e os profissionais.
“Esse trabalho não começou agora. Vem desde 2022, com muita discussão, articulação, não somente com o sindicato, mas com a Delegacia-Geral e os parlamentares. Precisamos ter equilíbrio fiscal para poder atender as demandas e, quando obtivemos as condições necessárias, trabalhamos para efetivar esse compromisso do Governo com a Polícia Civil. Todos estes grandes profissionais estão de parabéns”, disse Denarium.
Para o presidente do Sindpol-RR, Leandro Almeida, essa promoção foi a “quatro mãos”, com muitos parceiros e muitos diálogos.
“Hoje chegamos à concretização do trabalho que já vinha sendo feito há muito tempo. Hoje a assinatura do decreto pelo governador garante a promoção para 695 policiais. Com isso, acreditamos que muitos policiais vão poder sonhar com a aposentadoria e representa também o reconhecimento do trabalho dos policiais”, disse.