Manaus (AM) – Um barranco ameaça cair sobre residências da rua Frei, comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, na Zona Norte da capital.
A equipe de reportagem do Vanguarda do Norte esteve na tarde desta segunda-feira (13), dando voz ao moradores que pedem socorro.
Segundo eles, um deslizamento de parte do barranco já causou estragos na área e duas crianças precisaram ser resgatadas de dentro de uma das casas atingidas. Veja algumas fotos do local:
O presidente da comunidade Monte Cristo, maior afetada pelo deslizamento de terra, seu Elias Costa, de 69 anos, fala sobre a união dos moradores para salvar os pertences da lama de barro.
“Aqui os moradores estão unidos desde ontem, depois da chuva que trouxe o barro lá do morro que vai desmoronar a qualquer momento. Inclusive, a gente já pediu para os moradores saírem daquela área lá para evitar uma nova tragédia”,
disse o presidente da comunidade.
Ainda de acordo com Elias, já são oito dias que o barranco ameaça cair, deixando as pessoas apreensivas e deixando mais de 20 famílias sem suas casas.
“Aqui já está deslizando desde a segunda-feira passada. Mais de 20 famílias já ficaram sem suas residências, mas também já foram cadastradas em serviços sociais da Prefeitura.
afirma.
A condutora de transporte escolar, Letícia Nascimento, diz que a falta de moradia leva as pessoas para áreas consideradas de risco em Manaus.
“É a falta de moradia que leva essas pessoas para as beiras de barranco, mesmo sabendo que um dia pode acontecer a tragédia que aconteceu ali no Jorge Teixeira. Essas pessoas precisam de ajuda e mais atenção das autoridades”,
destaca a mulher.
O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve na manhã desta segunda-feira (13), na comunidade Monte Cristo, onde anunciou novas medidas para combate de tragédia e também o cadastro das famílias afetadas pelas chuvas para aluguéis sociais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.