Os grupos da Copa Libertadores da América 2023 foram definidos, por sorteio, na noite desta segunda-feira (27), na sede da Conmebol, na cidade de Luque, no Paraguai.
A Confederação Sul-Americana de Futebol, entidade responsável pelo campeonato futebolístico, realizou o sorteio de oito grupos que farão a disputa dos primeiros jogos.
Leia também: Vila Olímpica oferece atividades físicas gratuitas à população
No Brasil, sete times disputarão o campeonato, são eles: Flamengo, Internacional, Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro.
Os primeiros jogos da Copa Libertadores, em 2023, começam no dia 5 de abril. A fase de grupos tem término previsto para o dia 28 de junho.
A final, que acontecerá no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, gera muitas expectativas nos torcedores brasileiros.
Chaveamento
Athletico-PR e Atlético-MG caíram no Grupo G. Eles farão o único duelo brasileiro na primeira fase do Campeonato.
O sorteio trouxe boas consequências para o Flamengo, que caiu em um grupo tranquilo. O time rubro-negro enfrentará o Racing (ARG), Aucas (EQU) e Nublense (CHI).
Palmeiras, Internacional, Corinthians e Fluminense são os outros brasileiros na fase de grupos. Destes, Corinthians e Fluminense pegaram os grupos mais complicados.
Homenagem
O ex-treinador e atual diretor-técnico do Athletico Paranaense, Luiz Felipe Scolari, conhecido como “Felipão”, foi homenageado momentos antes do sorteio da fase de grupos. Ele recebeu da Conmebol uma réplica da taça continental da Libertadores e uma da Copa do Mundo (conquistada por ele com a Seleção Brasileira em 2002).
Atualmente com 74 anos, Felipão disputou em 2022 sua quarta final da Libertadores, após bater o Palmeiras nas semifinais do campeonato. O técnico brasileiro conquistou duas vezes a Libertadores: foi campeão com o Grêmio em 1995 e com o Palmeiras em 1999.