Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras (GGI-F), em conjunto com o Departamento de Prevenção à Violência (DPV) e entidades parceiras, realizou, na manhã deste sábado (06), uma ação social especial Dia das Mães, na comunidade Nova Esperança, às margens do rio Cuieiras, na zona ribeirinha de Manaus.
Foram disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, estéticos para as mães e outros serviços oferecidos aos comunitários como atividades lúdicas para crianças e orientações aos pais, como forma de aproximar mais a SSP-AM da comunidade.
A ação teve o apoio da Policia Militar do Amazonas (PMAM), Programa Respirar da Fundação Amazonense de Alto Rendimento (FAAR), Instituto Mãos que Criam Artes e G.B.L.S Esperança e Porvir.
O secretário-executivo do GGI-F, capitão Diego Magalhães explicou que a ação é uma forma de aproximar a SSP-AM da comunidade e mostrar que além de atuar na repressão, busca promover ações sociais integradas, que auxiliam na prevenção à violência, além de gerar bem-estar na comunidade.
“Com a gestão do nosso governador Wilson Lima, passamos a ter um olhar diferenciado para a nossa comunidade ribeirinha. As atividades que antes só ocorriam dentro da cidade, hoje, estamos levando para o interior com o apoio do DPV, da Polícia Militar, por meio dos seus oficiais da saúde, e outros parceiros, estamos conseguindo alcançar o interior de forma exitosa e hoje, estamos aqui, trazendo para a Comunidade Nova Esperança, no Rio Cuieiras, na data alusiva ao dia das mães, assistência social para essas famílias”
explicou o capitão.
Atendimento
A ação contou com a participação de médicos, fisioterapeutas e odontólogos da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que prestaram atendimento, em especial, às mães e a todos os comunitários.
A Fundação Amazonense de Alto Rendimento (FAAR) participou da ação e ofereceu atendimento de fisioterapia, instrução de alongamentos e outras atividades físicas.
Além disso, o evento também teve espaço dedicado à beleza da mulher, com serviços de corte de cabelo, maquiagem, manicure, limpeza de pele, realizado pelas equipes do Instituto Mãos que Criam Artes.
Foram realizados, ainda, distribuição de brindes e kits de higiene bucal e lanche.
A dona de casa Luciana Pascoal, de 40 anos, informou que aproveitou a ação para cuidar da saúde e recebeu atendimento médico, de manicure e aproveitou, ainda, para pegar dicas sobre maquiagem.
“ A gente fica muito feliz por terem tirado um tempo para cuidar da gente. Porque a gente em casa tem pouco tempo para isso. A gente é mãe, a gente estuda, a gente trabalha, faz tudo e no final, a gente nem cuida da gente. Então, hoje, eu tirei o dia só para participar da ação social para fazer tudo isso. Hoje a gente entendeu que a Secretaria, ela não faz só o seu papel de Segurança Pública, ela faz também um papel de ação social e a gente gostou muito”
afirmou a dona de casa.
O coordenador de ações do Departamento de Prevenção à Violência (DPV) João Ricardo Amorim, informou que a ação faz parte do calendário anual das atividades da SSP-AM e sempre conta com a participação da entidades parceiras, que tem auxiliado no fortalecimento das ações preventivas e lúdicas.
“Nós fechamos parceria com outras secretarias, o nosso secretário de Segurança gosta que a gente interaja com várias secretarias, porque afinal, somos um único governo e uma única voz para levarmos essa questão social, preventiva, levar essa mão amiga do Governo do Estado para os locais mais distintos e, também, é uma forma de aproximar mais a Secretaria de Segurança da Comunidade”,
frisou o coordenador do DPV.