Luis Felipe Tamayo, patinador de velocidade natural de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), participa do Campeonato Pan-Americano de Clubes e Nações, em Medellín, na Colômbia, que se inicia nesta quinta-feira (27) e segue até o dia 6 de agosto.
Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, o atleta amazonense tem alcançado resultados expressivos na modalidade Patinação de Velocidade.
“O Tamayo é um patinador de referência no esporte amazonense, com potencial para representar o Amazonas em grandes competições nacionais e internacionais. Por isso, o governador Wilson Lima tem dado suporte para que atletas, como ele, sigam conquistando títulos para nosso estado”, destaca Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
Tamayo garantiu a classificação no Pan-Americano, após ser destaque no Jogos Sul-Americano Sobre Rodas, no Paraguai, conquistando 7 medalhas de prata e 2 de ouro, na categoria júnior. Atualmente, com 18 anos, o jovem atleta coleciona títulos nacionais e internacionais, como o Troféu Brasil Open, em Belo Horizonte (MG) e o Pan-Americano em 2022, no Ibagué, onde o atleta ficou entre os Top 10 em sua categoria.
Integrante da Seleção Brasileira de patinação, Tamayo afirma que será uma oportunidade de mostrar suas novas habilidades na disputa e assim chegar ao objetivo. “Meu maior sonho atualmente é participar de um Mundial e, também, dos Jogos Olímpicos. Tenho me preparando bastante e sei que vou conseguir, estou focado e espero trazer os melhores resultados”, ressalta o patinador.
“Descoberto” após uma visita técnica da Sedel ao município de Tabatinga, o jovem afirma que o incentivo recebido pela secretaria está sendo essencial para a sua carreira. “O apoio do Governo do Amazonas é muito importante para mim, porque eles estão investindo na minha carreira e acreditam no meu potencial, em competições nacionais ou internacionais, além de todo suporte de equipamentos na minha modalidade”, destaca Tamayo.
A edição deste ano do Campeonato Pan-Americano de Clubes e Nações acontece em Medellín, na Colômbia e conta com a participação de delegações do Chile, Equador, Guatemala, Paraguai e Colômbia.
*Com informações da assessoria