A derrota para o Paysandu (PA), no último sábado (9), custou o cargo do treinador Rafael Lacerda no Amazonas FC. À frente da equipe no acesso à Série C e no título do Campeonato Amazonense deste ano, Lacerda teve 18 meses de trabalho com o aurinegro manauara e será substituído por Luizinho Vieira.
Com 53 jogos pela Onça-Pintada, Rafael Lacerda teve 29 vitórias, 14 empates e dez derrotas. O aproveitamento, acima dos 54%, ficou em segundo plano após duas derrotas consecutivas no quadrangular final da terceira divisão nacional.
No comunicado, publicado no domingo (10), o clube afirma que a rescisão aconteceu “de maneira amigável” e destaca os números do treinador à frente do Amazonas. “Lacerda foi o comandante mais longevo e vitorioso da nossa história. Seremos eternamente gratos por todo comprometimento, dedicação e profissionalismo demonstrados enquanto esteve conosco. Desejamos sorte e sucesso na sequência de sua carreira”, afirma.
Nesta segunda-feira (11), a diretoria aurinegra confirmou que o sucessor dele será Luizinho Vieira, de 51 anos. Ele é conhecido no futebol amazonense pela passagem que teve no Manaus FC, entre 2020 e 2021, onde disputou 12 jogos oficiais, conseguiu oito vitórias e um título Estadual.
Mais recentemente, passou quase dois anos no Ypiranga (RS) e, desde julho, esteve como técnico do Confiança (SE). Lá, Vieira conseguiu 66% de aproveitamento, mas foi eliminado ainda na primeira fase da Série C do Brasileirão.
Na próxima rodada, a terceira do Grupo B do quadrangular final, o time amazonense, que é o lanterna, enfrenta o líder Volta Redonda (RJ) no sábado (16), novamente na Arena da Amazônia, em Manaus.