O técnico Dorival Júnior fez na tarde da sexta-feira (1º) a sua primeira convocação à frente da Seleção Brasileira. A lista foi anunciada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
O Brasil enfrentará a Inglaterra no dia 23 de março, em Londres, e a Seleção Espanhola, dia 26, em Madri.
Na lista de 26 jogadores da Seleção Brasileira anunciada por Dorival Júnior, oito são meio-campistas. Sete são volantes e apenas um meia mais armador, Lucas Paquetá, que retorna à Seleção Brasileira após ficar fora das últimas convocações.
“Todos estamos cientes que é uma posição [meia armador] que tem faltado em muitos clubes. Por isso readaptamos volantes para a função de criação. É preciso adaptar. Coloco o Rodrygo como jogador que pode executar essa função também”, disse Dorival Júnior, se referindo ao atacante do Real Madrid-ESP.
Entre as novidades do treinador estão as presenças de Rafael e Pablo Maia, ambos do São Paulo, clube onde Dorival estava antes de assumir a Seleção, Beraldo, zagueiro do PSG, Murilo, zagueiro do Palmeiras, além de Savinho, atacante do Girona.
Ele também citou Andreas Pereira, jogador do Fulham-ING e mais uma novidade de sua lista, como outro atleta que não se caracteriza como “volante-volante”.
“Temos alguns jogadores com funções, Andreas, Paquetá, os próprios volantes, que hoje são meias de chegada, outros de criação, ou de equilíbrio maior. Temos alguns jogadores ‘coringas’ para essas funções “, afirmou o treinador.
Mas ele admitiu que fortalecer o meio de campo com volantes passa também por maior proteção neste primeiro momento, segundo ele de alguma reformulação e que visa melhorar o desempenho da Seleção Brasileira. Em 2023 foram nove jogos, com cinco derrotas, três vitórias e um empate.
“Esse reforço no meio pode nos deixar mais protegidos a depender do momento de uma partida”, disse o treinador.
Quem esteve presente ao lado de Dorival Júnior no momento da convocação foi o novo diretor de seleções da CBF, Rodrigo Caetano. O treinador também acompanhou que a chefe de delegação nos amistosos contra Inglaterra e Espanha será a presidente do Palmeiras, Leila Pereira.
Veja os convocados da primeira lista de Dorival Júnior
- Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto)
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras)
- Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), Pablo Maia (São Paulo) e João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vinicius Júnior (Real Madrid)
Para acompanhar mais notícias sobre o mundo do esporte, acesse o portal Vanguarda do Norte.