A amada franquia de filmes “Matrix” está se expandindo com um quinto filme, com a co-roteirista e co-diretora original do filme, Lana Wachowski, liderando o cargo como produtora executiva.
De acordo com um comunicado de imprensa da Warner Bros. enviado na quarta-feira (3), o roteirista indicado ao Oscar Drew Goddard escreverá e dirigirá o filme ao lado de sua parceira de produção Sarah Esberg.
Leia mais: Confira os filmes que chegam ao cinema e aos streamings nesta semana
Jesse Ehrman, presidente de produção do estúdio, disse que Goddard “veio com uma ideia que todos nós acreditamos que seria uma maneira incrível de continuar o mundo Matrix, honrando o que Lana e Lilly [Wachowski] começaram há mais de 25 anos e oferecendo uma perspectiva única baseada em seu próprio amor pela série e pelos personagens.”
Detalhes sobre o enredo e o elenco, incluindo se o astro da franquia “Matrix”, Keanu Reeves, retornará como seu icônico personagem Neo, ainda não foram divulgados.
Goddard fez sua estreia na direção com o elogiado filme de terror “A Cabana na Floresta” (2011) e passou a escrever e atuar na produção executiva, como em “Perdido em Marte” (2015), filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
“Matrix” estreou em 1999 e é estrelado por Reeves, Laurence Fishburne, Hugo Weaving e Carrie-Anne Moss.
O épico distópico de ficção científica segue Neo, um hacker de computador que é convocado para se juntar a uma rebelião de inteligência cibernética após descobrir que a humanidade está presa dentro de uma realidade simulada conhecida como Matrix.
O agora clássico primeiro filme arrecadou mais de US$ 467 milhões na época e se tornou um dos lançamentos mais lucrativos do ano. Ganhou quatro Oscars e gerou três sequências, incluindo “The Matrix Reloaded” (2003) e “The Matrix Revolutions” (2003), e “The Matrix Resurrections” (2021).