O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) iniciou nesta terça-feira (13/08) as ações do Ipaam Itinerante que atenderão municípios da Região Metropolitana de Manaus até dezembro deste ano. O objetivo é levar àqueles que não podem se deslocar até a sede do órgão, na capital amazonense, atendimentos protocolares, consultas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), como acessar o Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), balcão tira-dúvidas, entre outros serviços. Além de palestras educativas sobre prevenção de queimadas.
Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus) é o primeiro município a receber o projeto. Os atendimentos estão acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra), de 13 a 16 de agosto, das 8h30 às 17h.
O mutirão tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempra) de Autazes. O Ipaam disponibilizou sete técnicos ambientais aptos a auxiliarem os cidadãos com dúvidas ou necessidade de serviços referentes às atividades licenciadas pelo Instituto.
De acordo com o Ipaam, os moradores buscam, sobretudo, informações sobre sobreposição de CAR, protocolo e abertura de empresas que necessitam de licenciamento de atividade.
Para a coordenadora da ação em Autazes, a assessora técnica do Ipaam Maria do Carmo Neves, é muito importante que o Ipaam esteja presente nos municípios para estar mais perto do pequeno produtor rural, desburocratizando o licenciamento e instruindo sobre os pré-requisitos, além dos demais serviços oferecidos pelo órgão.
“O objetivo do Ipaam Itinerante é levar é desburocratizar o licenciamento ambiental, esclarecer sobre as vantagens de ter o licenciamento e como obter um documento que comprova a não necessidade de licenciamento. Além de esclarecer dúvidas sobre o CAR, sobre supressão vegetal, fabricação de carvão, como evitar queimadas, entre outros”, esclareceu a assessora técnica.
Para o produtor José Oswaldo, que buscou o atendimento do Ipaam em Autazes, o mutirão esclareceu suas dúvidas e o direcionou sobre o que fazer quanto o seu impasse relacionado às suas terras.
“A vinda de vocês é o melhor para o município, porque nós que estamos no campo buscamos o melhor para a nossa população da agricultura e eu vim buscar as informações para levar para o meu pessoal da comunidade, mostrar que o governo o estado está trabalhando e que o Ipaam desenvolve um trabalho que demonstra que tem o interesse que a agricultura funcione”, afirmou o produtor rural.
Ipaam Itinerante
O mutirão de atendimentos do Ipaam Itinerante vai percorrer sete municípios da Região Metropolitana de Manaus, levando serviços protocolares e sanando dúvidas de quem precisa se deslocar para resolver pendências de licenciamento ambiental. Além de, também, serem realizadas palestras sobre prevenção de queimadas.
Dentre os municípios que receberão as ações estão: Autazes (13 a 16 de agosto / 18 a 22 de novembro), Presidente Figueiredo (26 a 30 de agosto), Itacoatiara (09 a 13 de setembro / 02 a 06 de novembro), Rio Preto da Eva (23 a 27 de setembro), Careiro Castanho (14 a 18 de outubro) e Manacapuru (26 a 1º de novembro).