A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou ações entre a manhã e tarde de segunda-feira (09/12), nas zonas norte, leste e oeste de Manaus, que resultaram na prisão de dois homens e na apreensão de drogas, armas de fogo e outros materiais ilícitos.
Por volta das 9h30, policiais militares da 9ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) libertaram um motorista de aplicativo, de 55 anos, vítima de sequestro e cárcere privado, no bairro São José Operário. A ação foi realizada após uma denúncia recebida pelo Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), que relatava uma possível execução na invasão Baixada da Alegria.
Ao chegarem à avenida Alameda Cosme Ferreira, os policiais militares encontraram a vítima amarrada pelos pés e mãos, apresentando sinais de espancamento. Conforme o relato, a vítima foi sequestrada por quatro homens armados durante uma corrida e mantida refém até a chegada da PM.
Durante o patrulhamento, um dos suspeitos foi preso, enquanto os demais fugiram. A ação resultou na apreensão de 3 quilos de droga e na recuperação do carro da vítima, que foi encaminhada ao Hospital Pronto-Socorro João Lúcio e, posteriormente, ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para registrar a ocorrência.
Às 15h, PMs da Rocam prenderam um homem, de 20 anos, no bairro São Jorge, após denúncia de roubo a uma drogaria no bairro Ajuricaba. Com base em imagens de segurança, os policiais militares identificaram a placa do veículo usado no crime e localizaram o suspeito em sua residência, que confessou o roubo.
Foram apreendidos com ele uma arma de fabricação caseira calibre.38, duas munições intactas do mesmo calibre, 19 trouxinhas de maconha, R$ 111 em espécie, uma balança de precisão, uma motocicleta, de placa QZE-4G90 e um aparelho celular.
O suspeito e o material apreendido foram conduzidos ao 19º DIP.
Por volta das 16h, policiais militares da 27ª Cicom apreenderam uma submetralhadora artesanal, durante patrulhamento no bairro Novo Aleixo. O armamento foi encaminhado ao 27º DIP.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar imediatamente qualquer ação criminosa por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.