Prestes a estrear no ATP 250 de Buenos Aires, João Fonseca sofreu uma pequena queda no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), atualizado nesta segunda-feira, 10. Quem também perdeu posição no top 100 da lista foram Thiago Monteiro e Thiago Wild. Já Beatriz Haddad Maia sustentou a 16ª colocação na versão feminina.
Após um início de temporada promissor, João entrou no top 100 pela primeira vez depois do Australian Open, assumindo o 98º lugar, sua melhor classificação na carreira. Com a atualização desta segunda, o carioca de apenas 18 anos caiu uma posição e está agora em 99º.
Convidado a disputar o ATP de Buenos Aires, o brasileiro entrou diretamente na chave principal e pode recuperar e até mesmo melhorar a sua colocação, dependendo de seu resultado na capital argentina. No momento, ele aparece na 96ª posição na projeção do ranking, embora esta não tenha valor oficial.
Então 76º do mundo, Wild caiu uma posição e agora é o 77º. Assim como João, ele entrou na chave principal e pode se recuperar. Já Monteiro tem um cenário um pouco diferente pela frente. Ele saiu de 99º para o 100º e pode perder mais posições, pois foi eliminado no quali do torneio em Buenos Aires e não tem mais como somar pontos nesta semana.
No tênis feminino, Bia Haddad conseguiu manter o 16º lugar mesmo perdendo na estreia no WTA 1000 de Doha, no Catar. A liderança do ranking continua nas mãos da bielorrussa Aryna Sabalenka, seguida de perto pela polonesa Iga Swiatek.
No ranking masculino não houve mudança no top 5, com Jannik Sinner mantendo a liderança. O italiano é seguido por Alexander Zverev, Carlos Alcaraz, Taylor Fritz e Casper Ruud. O destaque ficou por conta de Alex de Minaur, que subiu para a sexta posição, após o vice-campeonato no ATP 500 de Roterdã. O australiano desbancou os ex-números 1 do mundo Novak Djokovic e Daniil Medvedev, que caíram para a sétima e oitava posições, respectivamente.