A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), deflagrou, na terça-feira (25/11), a segunda fase da Operação Bonomia e prendeu um homem, de 22 anos, por participação no estupro coletivo praticado contra uma adolescente de 15 anos, ocorrido no dia 28 de setembro deste ano, no bairro Cidade Nova, zona norte.
O crime ocorreu no dia 28 de setembro deste ano, no bairro Cidade Nova, zona norte. A delegada Mayara Magna relembra que a adolescente conheceu o indivíduo de 21 anos nas redes sociais e eles conversaram até marcarem um encontro. Inicialmente, ela pensava que estaria a sós com ele, no entanto, no local, haviam outros quatro indivíduos.
“No local, os autores deram bebida alcoólica para a vítima e se aproveitaram da vulnerabilidade dela para consumar o abuso sexual, o qual foi praticado mais de uma vez. A vítima chegou a relatar que sangrou muito nas partes íntimas e a materialidade foi comprovada tanto pelos depoimentos quanto pelo laudo de conjunção carnal”, recordou a delegada
Segundo a delegada, na primeira fase da operação, um homem, de 21 anos, foi preso preventivamente e um adolescente de 16 anos foi apreendido por envolvimento no delito. Em continuidade às investigações, foi possível identificar os outros envolvidos no crime.
“Identificamos a participação de mais um adolescente e outro homem, de 18 anos. O adolescente envolvido se apresentou espontaneamente logo após a primeira fase e foi encaminhado para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e o indivíduo de 18 anos também se apresentou espontaneamente na Depca e está respondendo ao crime em liberdade”, contou a delegada.
Conforme a delegada, o indivíduo de 22 anos era o último a ser localizado e ele foi preso no conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, zona centro-sul.
“Na segunda-feira (24/11) nós cumprimos um mandado de busca e apreensão na residência do autor, no entanto ele não se encontrava na ocasião. Mesmo assim continuamos as investigações e conseguimos efetuar a prisão na data de ontem”, disse a delegada.
Operação Bonomia
O termo “Bonomia”, que dá nome à operação, significa alguém ingênuo ou sem malícia.
Procedimentos
O homem responderá por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.

