Em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado anualmente no dia 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) promoveu o Encontro Anual de Estagiários, na manhã desta sexta-feira (18). Além de proporcionar momentos de descontração com sorteios de brindes, o evento também propiciou palestras e uma Mesa Redonda com certificação reconhecida, da qual contou com a participação de ex-estagiários, que falaram sobre suas experiências e também deram dicas para se destacar no mercado de trabalho.
O encontro — que teve início às 8h e se estendeu até às 15h — aconteceu de forma presencial e gratuita, na sede do Sesi Clube do Trabalhador, localizado na avenida Cosme Ferreira, bairro São José I, zona leste de Manaus.
O evento também contou com a participação do especialista em Gestão de Pessoas, Francisco Carlos, além da proprietária da Eco Comunicação, jornalista Carolina Monteiro, e do professor e economista da Suframa, Marcelo Pereira.
Na ocasião, Francisco Carlos ministrou a palestra sobre “Comportamento Organizacional”, trazendo em foco a maneira como o candidato deve se comportar dentro de um ambiente corporativo.
Por sua vez, Carolina Monteiro abordou o tema “LinkedIn: a rede social que pode mudar sua vida profissional”, onde destacou a importância do networking, a fim de ampliar a rede de contatos.
“O LinkedIn tem a capacidade e a proporção de trazer novas oportunidades, de realizar networking, de fazer com que os usuários que estão ativos do mercado de trabalho mudem a sua carreira por meio desta rede social, para ter novas oportunidades”, aponta Monteiro.
Leia também: Moraes autoriza quebra de sigilo de Jair e Michele Bolsonaro
Dia do Estagiário
O Dia do Estagiário ocorre anualmente, no dia 18 de agosto. A data ficou estabelecida em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento regulamentou a lei existente sobre o estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.
Deyse Pantoja, responsável pelo setor de estágio do IEL/AM, parabenizou os estagiários pela data importante. “Quero parabenizar todos os estagiários pelo seu dia. Esse é o quão importante é o estagiário para a nossa empresa”.
Desde 2008, a atividade remunerada de estágio passou a ter regras definidas por uma lei específica, o que torna obrigatório o pagamento de bolsa e auxílio-transporte, além de limitar a jornada semanal e garantir 30 dias de férias por ano, dentre outros direitos.