A iniciativa da doação na sexta-feira Santa (7), tem como objetivo, garantir alimento aos povos tradicionais do Amazonas, durante o feriado.
O Governo, junto a Fundação Estadual do Índio (FEI) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), foram responsáveis pela atuação, distribuindo no total, 1200 pescados durante a ação solidária.
Leia Também:Lula conclui lista de projetos e promete atender governadores, incluindo o AM
O diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, destaca que a ação permite que os povos indígenas tenham uma alimentação saudável e nutritiva, mantendo também, a tradição do consumo do peixe no feriado santo.
“A realização de ações sociais e humanitárias para os indígenas é uma prioridade para o governador Wilson Lima, no sentido de oferecer dignidade e apoio aos nossos parentes que muitas vezes encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, enfatizou Trovão.
A presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Michelle Bessa, explica que a aquisição de alimentos para a população em situação de vulnerabilidade, incluindo a população indígena, integra o Programa de Assistência Familiar (PAF), do Governo do Estado.
“Parte das instituições beneficiadas nesta ação é encaminhada e assistida por outras pastas que atuam com a promoção social, além das que procuram diretamente a ADS. É uma forma de abastecer as famílias com alimento de qualidade e gerar renda para o produtor rural”, disse.
O presidente da Associação Erapaka Kamata e cacique da Comunidade Novo Amanhecer, Josué Kokama, 35 anos, oriundo do município de Tefé, reconhece o valor do trabalho da fundação nesta data comemorativa.
“É uma ação de bom feito, muitos indígenas não têm condições de comprar um bom peixe e esses peixes vão chegar em muitas famílias trazendo esperança no Dia da Páscoa, que isto sempre venha a acontecer todo ano junto ao Governo do Estado”, ressaltou o cacique.
*Com informações da Assessoria