Manaus (AM) – Reunindo o melhor da música local, acontece neste domingo (16), a partir das 17h, o evento Pirão Rock In Rio Negro. Em um espaço seguro, com o estacionamento gratuito, além de ser com o cenário único e o pôr do sol do Rio Negro, o evento é gratuito e ocorre no final do Parque Rio Negro, ao lado da ponte do São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus.
O evento promete reunir um grande número de fãs e admiradores das atrações: DJ Portuga e as bandas Jambu, DPEIDS ROCK PODRE e Eutanase. O Pirão Rock In Rio Negro busca difundir a música independente de artistas locais, fomentar o mercado musical integrando as mais diversas vertentes, formar público interessado na música autoral e criar um novo cenário musical em Manaus. Para a produtora cultural Tina Guimarães, a expectativas para o evento que está preste a acontecer são das melhores.
“A expectativa é de ter, cada vez mais, um público maior. Nós estamos realizando o evento em um espaço que é relativamente novo e isso desperta a curiosidade do público e, com isso, as pessoas vão conhecendo o nosso trabalho gradativamente. Todos os nossos eventos contam com uma relevante participação do público, que envolve os comunitários dos locais por onde passamos com os festivais itinerantes, os seguidores do nosso movimento cultural e os fãs dos artistas que se apresentam”, pontuou.
Com o intuito de promover eventos culturais, integração de diversos segmentos artísticos e difundir o trabalho autoral de artistas que fazem parte da cena regional, o Pirão-AM é uma associação cultural que lançou seu primeiro evento em 2014, visando a democratização da música autoral independente produzida no Amazonas.
Visando as ações de difusão, são realizados festivais culturais regulares, gratuitos ao público, integrando também outras expressões artísticas: teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, audiovisual, dentro outras, possibilitando uma conexão entre os artistas locais e novos públicos. Em um longo prazo, o grupo busca atingir o cenário nacional.
Leia também: Festival ‘Monsters Tour’ incendeia Arena da Amazônia e finca Manaus na rota dos shows internacionais
“A música autoral amazonense busca sempre uma visibilidade mais abrangente. Os artistas e bandas independentes necessitam cada vez mais de oportunidades e espaços para apresentarem os seus trabalhos. Esses festivais tem sido os mais populares e expressivos no cenário independente local, agindo na divulgação dos trabalhos autorais. O que se produz aqui tem tanta qualidade quanto o que se produz no resto do país. Todo mundo fala da Amazônia, mas chegou a hora dela ser ouvida
Desde a criação da associação, já foram realizadas 30 edições do “Festival Cultural do Pirão-AM” em diferentes comunidades manauaras, buscando comtemplar a Zona Rural e urbana, e também outros municípios do Estado. A Associação também realiza do “Domingão do Pirão”, que acontece todo domingo também no Parque Rio Negro. Ambos os projetos sempre reúnem um grande público a cada edição.
“Os locais escolhidos para os festivais são sempre espaços públicos que se encontram ociosos. Uma das circunstancias que favorecem a realização dos eventos é o desconhecimento da arte produzida no Amazonas, assim, poderemos criar uma mentalidade mais original, com o propósito de termos uma cultura cada vez mais reconhecida e prestigiada. Já foram diversos festivais realizados em praças, ruas, sítios, praia e outros”, explicou a produtora cultural Tina Guimarães.
Nos festivais já realizados pela associação, já foi possibilitada circulação de mais de 80 atrações musicais, além de inúmeras artes integradas e produtores. O palco do Pirão também já serviu como estreia para projetos novos e, com isso, conquistaram notoriedade no cenário amazonense.
“Diversos artistas passaram a serem convidados para outros eventos, mostrando assim que a oportunidade que damos tem sido uma ótima vitrine para quem está começando. Todo esse processo de fluição cultural, formação e interseção com outros circuitos somados fazem da ‘Associação Cultural Pirão-AM’ uma potência capaz de dimensionar o valor amazônico”, finalizou.
Confira o banner deste evento de domingo (16):