Comemorando 10 anos de atividades o Tubones Coral, grupo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), homenageou no palco do Teatro Amazonas, na última quarta-feira (14), o cantor e compositor Milton Nascimento. Além das músicas do mineiro, também foram executadas outras obras nacionais e regionais.
O repertório do espetáculo do Tubones Coral teve “O bêbado e o equilibrista”, “Maria Maria”, “Nos bailes da vida”, “Amazonas moreno”, “Saga do canoeiro”, “Festa da raça”, “Sentimento Caprichoso”, “Vermelho”, “Feitiço da vila” e “Brasileirinho”.
Momento ímpar
O coordenador do coral e pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, maestro Fábio Carmo, considerou o espetáculo como um momento ímpar do grupo. “É uma alegria e satisfação enorme poder continuar com esse trabalho. Dez anos sendo, efetivamente, um projeto de extensão e fazendo a extensão da universidade. Esse momento no Teatro Amazonas é de celebração. Agora é se divertir”, disse.
Leia também: https://vanguardadonorte.com.br/cultura/festival-folclorico-dos-bairros-volta-ao-calendario-de-eventos-de-manaus/
Na plateia do Teatro Amazonas, a aposentada Maria Luíza de Barros Ferreira não escondia a empolgação. “Eu vim por um convite da minha amiga, pois o filho dela toca no coral. Espero um grande evento e uma grande apresentação”.
A copeira Alzira Moura, mãe de Alisson Moura, trombonista baixo, era só orgulho. “É maravilhoso ver meu filho tocar, gratificantes demais! É um trabalho de anos que ele vem fazendo.”
Turnê
O Tubones Coral vem de uma recente turnê pelo interior do Amazonas para comemorar os dez anos e apresentar o grupo ao povo amazonense. A tour foi aberta em São Gabriel da Cachoeira, a 1,702 quilômetros de Manaus, seguido de Careiro Castanho (distante 124 quilômetros da capital) e Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus). Outros seis municípios já estão na agenda do coral.
Formação
Hoje, o grupo conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas. No show no TA, estiveram presentes 12 musicistas: Fabio Carmo Plácido Santos, Victor Gabriel Ferreira de Figueiredo, Jorge Ricardo de Araújo Lopes, Jessé Sicsú de França, Alexandro Felipe Brito Barbosa; Cristian Nelson Moraes Barria Igor, Mauro Joel Vieira Mota, Alison Moura da Gama, Jarleson Santos Braz, Wellington da Silva França, Jânio Girão e Jonas Caio da Rocha Fonseca.
*com informações da assessoria