O atleta amazonense, Caio Arcos, viajará na quarta-feira (23/04) para o Rio de Janeiro, onde disputará o Troféu Maria Lenk de Natação 2025, na sede náutica do Clube de Regatas do Flamengo. Caio, que possui apoio do Governo do Amazonas com a cessão de passagens aéreas para a competição e faz parte do Bolsa Esporte Estadual, disputará as provas de 50 metros costas masculino e 200 metros costas masculino.
“A participação do Caio Arcos no Troféu Maria Lenk reforça o compromisso do Governo do Amazonas com o desenvolvimento do esporte como uma política pública estratégica. Por meio de programas como o Bolsa Esporte Estadual e o apoio logístico com passagens aéreas, temos garantido que nossos atletas possam representar o estado em competições de alto nível”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
A primeira vez em que Caio Arcos disputou a competição foi em 2023, chegando à final nos 200m costas, colocando novamente um atleta do Amazonas nas finais do Troféu Brasil após 20 anos. O jovem, que participou do ciclo olímpico para as Olimpíadas de Paris 2024, tem como grande objetivo um pódio para o estado, feito que um amazonense não alcança desde 1993.


“Essa é a competição mais importante da natação brasileira, é o campeonato absoluto em que irei nadar contra os melhores do Brasil. Nossa expectativa é alcançar o pódio, principalmente nos 200m costas, e colocar a bandeira do Amazonas em evidência. Me preparei bastante, é o início do ciclo para Los Angeles 2028 e quero começar estando entre os grandes nomes do país”, ressaltou Caio Arcos.
O Troféu Maria Lenk começou na segunda-feira (21/04) e seguirá sendo disputado até o próximo sábado (26/04). A competição reunirá 380 atletas, representando 44 clubes, contando com a participação de nadadores de Turquia, Uruguai, Colômbia e Bolívia. O campeonato servirá como seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, Campeonato Mundial Júnior da Romênia e Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção.
“Agradeço ao Governo do Amazonas pelo apoio, isso me proporciona disputar competições grandes e nadar em alto nível. Toda essa ajuda irá me beneficiar na preparação para o grande objetivo, que é representar o Amazonas nas Olimpíadas 2028. Tenho certeza que vamos levar a bandeira do nosso estado ao cenário internacional”, finalizou Caio Arcos.