Carlos Alcaraz não encontrou nenhuma dificuldade em sua estreia em Roland Garros, na manhã de domingo, 26, em Paris. O espanhol passeou pela quadra Philippe-Chatrier e não deu nenhuma chance ao norte-americano J.J. Wolf, para vencer por 3 sets a 0 na primeira rodada do Grand Slam francês.
O atual número 3 do mundo foi bastante intenso durante todo o jogo e impôs parciais de 6/1, 6/2 e 6/1, para marcar o seu retorno ao circuito depois de não competir por mais de três semanas por causa de uma lesão no antebraço direito.
“Estou muito feliz de estar de volta. Feliz por estar de volta em Paris, por voltar a competir. Fiz todo o possível para estar 100% aqui”, falou Carlitos em sua entrevista pós-jogo com Mats Wilander, tricampeão de Roland Garros.
“Amo jogar aqui, em Paris, a energia do público aqui é algo especial. Ter um estádio lotado na primeira rodada é incrível”, acrescentou o espanhol.
Na segunda rodada, Alcaraz vai enfrentar o holandês Jesper de Jong, que venceu o britânico Jack Draper por 3 sets a 2, também neste domingo.
Laura Pigossi é eliminada de Roland Garros por top 20 em duelo eletrizante
Após vencer três partidas no qualifying para chegar à chave principal, a brasileira Laura Pigossi, 119 do mundo, perdeu para a ucraniana Marta Kostyuk, número 20 do ranking da WTA, por 2 sets a 1 (7/5 e (4) 6/7 e 6/4), na manhã de domingo (26), em duelo eletrizante pela primeira rodada de Roland Garros. O confronto durou 3 horas e 16 minutos.
A ucraniana vai enfrentar a croata Donna Vekic na próxima fase. Durante a campanha até a chave principal, Pigossi venceu a romena Cristina Dinu por 2 a 0 (6/2 e 6/2) na sexta-feira (24), a polonesa Katarzyna Kawa por 2 a 0 (6/2 e 6/3) na quarta-feira (22) e a americana Elvina Kalieva por 2 a 0 (6/1 e 6/1) na terça-feira (21).
O jogo
O primeiro set começou com a paulistana quebrando o saque logo no primeiro game e confirmando o serviço até o 4/2; depois, empate em 4/4 e 5/5. No 11º game, quando perdia por 6/5, Pigossi até abriu fazendo 15/0, mas Kostyuk, mesmo recebendo, emendou pontos consecutivos para fechar em 7/5.
O segundo set teve cenário parecido. A brasileira abriu quebrando o saque, mas logo perdeu o serviço. Depois, ambas conseguiram manter o saque até o 3/3. Na sequência, Pigossi quebrou o serviço de novo e mais uma vez não manteve o saque.
A brasileira conseguiu mais uma quebra no 11º game e teve a chance de sacar para empatar a partida, mas perdeu o serviço de novo, o que forçou o tiebreak. Laura Pigossi jogou melhor e conseguiu fechar em 7/6 (4).
O terceiro set começou com Laura Pigossi sendo superior nos detalhes das retas finais dos games para abrir 4/0 com duas quebras. Em mais dois games equilibradíssimos, Kostyuk conseguiu diminuir o prejuízo e deixar o placar em 4/2.
Imediatamente após o sexto game, o confronto foi interrompido por conta de uma forte chuva que começou a cair inesperadamente. A volta foi ruim para a brasileira, que tomou o empate em 4/4 e não teve forças para se recuperar, vendo a adversária fechar em 6/4.