RIO DE JANEIRO – A CBF realiza nesta semana o sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa Betano do Brasil. As 16 equipes garantidas na próxima fase foram definidas neste domingo (14), após a classificação do Grêmio, que venceu o Operário-PR por 3 a 1 no Centenário, em Caxias do Sul (RS). Nesse sábado (13), Athletico-PR e Juventude eliminaram Ypiranga-RS e Internacional, respectivamente.
Os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil estão previstos para ser disputados nas datas base dos dias 31 de julho e 7 de agosto.
Torcida – Flamengo
Créditos: Marcelo Cortes / CRF
O sorteio ocorrerá sem separação por potes. Assim, não há limitação de confronto, o que libera, por exemplo, a realização de clássicos estaduais. A ordem dos mandos de campo também será definida da mesma forma.
Estão nas oitavas do torneio os seguintes clubes: São Paulo, CRB, Bahia, Palmeiras, Goiás, Atlético-MG, Atlético-GO, Fluminense, Red Bull Bragantino, Vasco, Corinthians, Flamengo, Botafogo, Juventude, Grêmio e Athletico-PR. Conhecida como a competição mais inclusiva do país, a Copa do Brasil tem representantes de 4 Regiões do Brasil, de oito estados diferentes:
Torcida – Grêmio
Créditos: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Nordeste – Bahia (Bahia) e CRB (Alagoas)
Sudeste – São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians (São Paulo), Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo (Rio de Janeiro); Atlético-MG (Minas Gerais)
Centro-Oeste – Goiás e Atlético-GO (Goiás);
Sul – Juventude e Grêmio (Rio Grande do Sul) e Athletico-PR (Paraná)
Torcida do Corinthians apoia o time na Copa do Brasil
Créditos: Tiago Garcia / Ag.Corinthians
Graças ao seu caráter mata-mata, o torneio proporciona emoção ao torcedor brasileiro, que lota os estádios ao redor do Brasil para apoiar suas equipes do coração. Ao longo da Copa do Brasil, várias equipes protagonizaram surpresas na primeira fase, como a eliminação do Cruzeiro para o Sousa-PB, do Coritiba para o Águia de Marabá, do Remo para o Gazin Porto Velho-RO, do América-MG para o Maringá.
Festa da torcida do Sousa-PB
Créditos: Divulgação / Sousa EC
Vale lembrar também emocionantes disputas por pênaltis, válidas a partir da segunda fase. O formato permite que equipes de divisões distantes se equiparem e busquem a classificação. Vasco e Água Santa-SP empataram em 3 a 3, em São Januário, onde o Cruzmaltino assegurou a vaga. Com um cenário similar, Caxias-RS e Bahia ficaram no 2 a 2 no Centenário, e o Esquadrão de Aço avançou.
O Sport superou o Murici-AL na Arena Pernambuco na marca da cal, após o empate dos alagoanos nos acréscimos na Arena Pernambuco. Da mesma forma, o Criciúma passou pelo Brasiliense-DF na Boca do Jacaré. Já Portuguesa-RJ x Cuiabá e Fortaleza e Retrô-PE não movimentaram o placar no Luso Brasileiro e na Arena Castelão, respectivamente mas o Dourado e o Leão do Pici passaram nas penalidades.
Torcida – Juventude
Créditos: Reprodução Instagram Juventude