O calendário da temporada 2025 da Fórmula 1 foi divulgado nesta sexta-feira, 12, e, assim como neste ano, vai contar novamente com 24 corridas que serão disputadas ao redor do mundo. Apesar de ter mantido o mesmo número de provas e o GP de São Paulo continuar no segundo semestre – no fim de semana de 7 a 9 de novembro –, há novidades na ordem que os GPs serão disputados.
Assim como era de costume, o Grande Prêmio da Austrália volta a abrir o mundial, entre os dias 14 e 16 de março de 2025. Melbourne deixou de receber a primeira prova da F1 a partir de 2020, quando a pandemia de covid-19 obrigou o adiamento do início daquela temporada de março para julho e a etapa foi cancelada. Em 2021 a corrida não aconteceu de novo por questões de saúde pública e, mesmo retornando em 2022, o Bahrein já havia passado a inaugurar o calendário.
Enquanto isso, o GP de Abu Dhabi continua encerrando a temporada, entre 5 e 7 de dezembro.
Leia mais: F1: Fernando Alonso renova contrato com a Aston Martin
Leia mais: F1: Verstappen vence de GP do Japão e lidera dobradinha da Red Bull
Como o Ramadã – período sagrado para os muçulmanos – acontece durante o mês de março, as corridas no Bahrein e Arábia Saudita foram transferidas para abril, sendo precedidas por China e Japão.
“2025 será um ano especial, pois celebramos o 75º aniversário do Mundial de Fórmula 1 da FIA, e é esse legado e experiência que nos permite entregar um calendário tão forte”, comentou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“Mais uma vez, visitaremos 24 locais incríveis ao redor do mundo, oferecendo corridas, hospitalidade e entretenimento de primeira classe, que serão apreciados por milhões de fãs em todo o mundo.”
“Também gostaria de prestar homenagem às nossas equipes e pilotos de F1, aos heróis do nosso esporte e aos nossos fãs ao redor do mundo por continuarem acompanhando a Fórmula 1 com um entusiasmo tão incrível”, finalizou Domenicali.
Confira o calendário completo da temporada de 2025:
X/Formula 1