O último torneio de Rafael Nadal como atleta profissional não começou como os fãs gostariam. Nesta terça-feira, 19, o espanhol foi derrotado por Botic Van de Zandschulp por 2 sets 0 na abertura do Final 8 da Copa Davis em Málaga, na Espanha.
O revés no primeiro confronto das quartas de final pode ter sido o último jogo de Nadal na carreira. Ele torce agora por uma vitória de Carlos Alcaraz contra Tallon Griekspoor e depois depende de um novo um triunfo do time espanhol na partida de duplas para quem sabe voltar a jogar nas semifinais.
Leia mais: Sinner comemora título do ATP Finals em casa: “Uma das semanas mais especiais”
Leia mais: Carlos Alcaraz supera Djokovic e é bicampeão em Wimbledon
Com a arena lotada, Nadal se emocionou durante a execução do hino nacional antes da partida e não resistiu ao atual número 80 do mundo. Com visíveis limitações físicas, o Rei do Saibro lutou até o último ponto, mas acabou derrotado com duplo 6/4. Foi a primeira derrota de Nadal em um jogo de simples na Copa Davis desde 2004.
Aos 38 anos, Nadal voltou a jogar pela primeira vez desde a eliminação na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Paris. O ex-número 1 do mundo tem sofrido com seguidas lesões e anunciou no mês passado que vai se aposentar do tênis após a participação da Espanha nas finais da Copa Davis.