Manaus (AM) – O Bar Rigudos é um dos estabelecimentos mais queridos pelos moradores de Manaus. Com quatro anos de história, o bar é famoso por sua comida de boteco de qualidade, ambiente descontraído e atendimento acolhedor.
Localizado no Conjunto Eldorado, Zona Centro-Oeste, o Bar Rigudos foi inaugurado em 2019 por Hellen e Ismael Benigno.
Ao longo dos anos, o boteco se tornou um ponto de encontro para amigos e famílias que buscam um lugar agradável para comer e beber.
O estabelecimento foi projetado com o propósito de gerar aproximação com o público e proporcionar um ambiente familiar.
Por funcionar na garagem da residência do casal, o bar ocupa um espaço pequeno, mas que, por conta da qualidade do que é oferecido aos clientes, se torna grandioso aos olhos e paladares de quem o frequenta.
“Me orgulho muito de ver as pessoas, não apenas elogiando, mas voltando também. Vejo gente chegando aqui, provando a comida e, em seguida, pegando o telefone para chamar algum amigo. Em questão de minutos, chegam mais pessoas e a mesa vai aumentando. É uma sensação muito boa”, disse Ismael.
Espaço acolhedor
O espaço físico do Bar Rigudos favorece a oferta de produtos bem alinhados aos desejos de seus clientes pois, segundo Ismael, é possível conhecer cada pessoa que prequenta seu estabelecimento.
“Acabei de ver um casal que, ontem à noite, estava aqui no bar. Então, imagina como é para nós vermos um cliente voltando 12 horas depois. Além disso, por sermos de pequeno porte conhecemos nossos clientes. Sabemos como gostam da bebida e da comida”, disse.
O sucesso é tanto que aos sábados o público tem lotado local e Ismael se preocupa em não perder o ambiente de boteco, em que o cliente senta à mesa para uma boa música, com cerveja e um bom papo.
“Às vezes um bar acaba fazendo muito sucesso e lota tanto, que perde aquele primeiro cliente para os mais recentes. Mas aqui, o primeiro cliente que veio em 2019, ainda hoje frequenta o local”, contou orgulhoso.
Leia também: Gastrobar Mih Bar movimenta baladas manauaras
Adaptação
Inicialmente, o Bar Rigudos funcionava na praça de alimentação do conjunto Eldorado, zona centro-oeste de Manaus. Contudo, com a pandemia de Covid-19, os proprietárioss devolveram o ponto, reabrindo meses depois na garagem da residência, também no conjunto.
Para Hellen, a mudança de local representou uma das maiores dificuldades enfrentadas. “Não tivemos condições de retornar para o antigo local e decidimos trazer o bar para dentro de casa. Conciliar as duas coisas é muito difícil. Até tentamos buscar outros lugares, mas o pessoal já gostou do ambiente de cara. Por isso, tem sido prazeroso e supera qualquer dificuldade”, pontuou.
Hellen acrescenta que foi o “boca a boca” o fator principal para o local se tornar o que é hoje em dia.
“A divulgação era feita para conhecidos, que começaram elogiar o estabelecimento para outros e hoje não conseguimos mais sair daqui porque as pessoas se apegaram a essa casa”, revelou
Mudança de Público
No conjunto Eldorado, o bar atendia um público quase 100% masculino. Com a reabertura em outro local, o público também mudou.
“Antigamente, o bar era focado em cerveja e futebol, e a ‘macharada’ vinha e se juntava aqui. Aí, aos sábados passamos a oferecer almoço. Automaticamente se tornou um ambiente mais familiar. Tem gente que vem almoçar e sai 8h da noite”, lembrou Ismael.
Leia também: A história de sucesso da Cachaçaria do Dedé
Culinária
Referência de comida de qualidade, o Bar Rigudos oferece um cardápio variado. Um dos preferidos do público é o porco a passarinho, reconhecido pelo concurso Comida Di Buteco.
O prato é composto por cortes pequenos de costela suína, marinados, fritos e servidos com molho reduzido de melaço de cana e molho inglês, alho frito, limão e cebolinha. A porção acompanha molho barbecue ou chimichurri caseiros.
“Mudamos pouca coisa no cardápio desde que abrimos. Quando os criadores do concurso ‘Comida di Buteco’ vieram no bar, disseram que queriam que o prato participasse porque era muito bom. E ficamos em 4º lugar”, disse Hellen.
Também é sucesso o Sanduíche de Pernil e a Isca de Pirarucu. O menu reúne ainda opções como Peixe Frito, Ossobuco com Macarrão, Farofa de Conserva, Arrumadinho e uma diversidade de caldos.
Aos sábados, é oferecida uma deliciosa Feijoada que a equipe do Vanguarda provou e aprovou.
“O nosso cardápio é bem enxuto. Apostamos em iscas e todas saem muito bem. A Farofa de Conserva é uma comida de boteco clássica. O Arrumadinho, prato tipicamente pernambucano, é o favorito”, destacou Ismael.
Molho da Casa
O local passou a oferecer um molho da casa, que é a paixão dos clientes, feito com um mix das pimentas Murupi, Dedo-de-Moça, Cambuci e de Cheiro, um dente de alho, um ramo de alecrim, uma folha de louro, vinagre e azeite.
“Os clientes sempre pediam o molho da casa e começamos a fazer. Acabou virando um produto. Um dia vamos comercializar porque quem gosta de pimenta, sempre pede muito”, ressaltou Ismael.
Expansão
A ampliação do espaço é um dos principais planos para o futuro do Bar Rigudos. Para isso, os proprietários precisam morar em outro local.
A partir disso, o Bar Rigudos deve passar por uma obra, aumentando a parte interna da residência.
“Hoje, usamos o espaço de uma praça que fica em frente ao estabelecimento como suporte. Lá, colocamos mesas e cadeiras.”
Ismael garante que a ampliação não vai mudar a proposta do bar. “Queremos muito fazer um balcão para ficar no padrão de boteco. Essa é a nossa perspectiva”, prometeu.
Funcionamento
O Bar Rigudos funciona na Rua Portugal, Nº 6, Conjunto Eldorado, bairro Parque 10 de Novembro, às quartas e sextas, das 16h às 23h; e aos sábados, das 12h às 20h. Para mais informações, o perfil do instagram é @bar_rigudos.