Uma mulher foi detida na Tailândia depois de ter sido flagrada com um leão de estimação dentro de um carro em Pattaya. O momento foi registrado em vídeo e se tornou viral nas redes sociais.
Segundo a BBC, o motorista do carro era um homem do Sri Lanka, que já teria abandonado o país. As autoridades acreditam que o homem é amigo da dona do leão, identificada como Sawangjit Kosoongnern.
Ainda que não seja ilegal ter um leão como animal de estimação na Tailândia, o animal deve estar registrado. Segundo as autoridades, Sawangjit disse ter comprado a cria a um homem residente na província de Nakhon Pathom, que facilitou a entrega do animal em Pattaya.
No entanto, o homem não conseguiu que as suas instalações fossem verificadas pelas autoridades, o que tornou a compra do animal ilegal.
A mulher enfrenta, por isso, acusações de posse de um animal selvagem controlado sem permissão, o que pode implicar uma pena de um ano de prisão e uma multa de até 100 mil baht (cerca de R$ 5.200).
As autoridades também pretendiam acusar o homem que transportou o leão num local público, mas não conseguiram, uma vez que este saiu do país. De qualquer modo, o indivíduo enfrentaria até seis meses de prisão e o pagamento de 50 mil baht (cerca de R$ 2.600).
O vendedor da cria também será acusado por ter transportado um animal sem permissão.
De acordo com a polícia local, existem atualmente 224 leões legais na Tailândia.