MANAUS – A Polícia Militar do Amazonas (PM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), realizou, neste domingo, o 3º Motofest e Passeio Motociclístico Tiradentes. O evento ocorreu em alusão ao aniversário de 187 anos da PMAM, comemorado dia 4 de abril, e contou com diversas atrações.
PM e comemoração
O evento foi dividido em duas partes: O passeio motociclístico, com sua concentração as 15h, no Tropical Hotel, bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. O passeio seguiu para Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e depois para o Sambódromo em Manaus, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, onde ocorreu a segunda fase do evento: o Motofest.
De acordo com o membro do Batalhão de Policiamento de Trânsito, capitão PM José Francisco Monteiro, o evento vendeu uma camisa no valor de 80 reais, com renda que será destinada ao Instituto Cândido Mariano.
“A segunda fase do evento é o Motofest com programação até as 22h com diversas atrações como palestras educativas, práticas esportivas, show paraquedismo, demonstração de habilidades com motocicletas, exibição de motocicletas exóticas, praça de alimentação, brinquedos para crianças, rapel para adultos e crianças, além de show de banda de rock”, disse o capitão.
Na ocasião, também foi realizado sorteio de brindes e competição com motocicletas. Ele ressalta ainda que “todos os motociclistas, tanto no passeio, quanto no Motofest, precisam estar respeitando as normas de trânsito”.
Comemoração
O aniversário de 187 anos de fundação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) foi celebrado em solenidade na noite de quinta-feira (25). Na ocasião, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, foi condecorado com a Medalha Tiradentes, mais alta comenda da corporação, batizada em alusão ao líder histórico considerado patrono das polícias de todo o Brasil.
O evento, realizado no batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no bairro Distrito Industrial, zona leste de Manaus, reuniu autoridades e personalidades civis e militares que também foram homenageadas. Na ocasião, o vice-governador reforçou o compromisso da gestão Wilson Lima com o fortalecimento da PMAM em diferentes frentes.
“Tenho muita gratidão em receber a Medalha Tiradentes. Não vejo isso como uma distinção pessoal, mas como um tributo a todos os homens e mulheres amazonenses que servem com bravura e abnegação nessa instituição centenária. Que esta cerimônia seja não apenas uma celebração do passado, mas, acima de tudo, um compromisso de renovação com o futuro”, enfatizou Tadeu de Souza.
Dirigindo-se à tropa, Tadeu de Souza também renovou a disposição do Governo do Estado de proporcionar à PMAM prioridade em investimentos, dentro das possibilidades orçamentárias. Nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 50,6 milhões em recursos estaduais somente na infraestrutura da segurança pública.
Dentre os investimentos recentes na PMAM estão a convocação de 1.121 aprovados nos últimos concursos públicos das forças de segurança; o pagamento da gratificação de apreensão de arma de fogo a 661 policiais militares; a gratificação de cursos de especialização, mestrado e doutorado a 491 policiais; entre outros.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou a importância da atuação em conjunto para as ações da corporação. “Com uma colaboração sólida, podemos, sim, avançar na busca por soluções inovadoras e eficazes para garantir a tranquilidade que a nossa amada sociedade amazonense merece. Devemos caminhar juntos e buscar sempre sermos referência nacional como instituição policial militar”, disse.
Homenageados
Além do vice-governador Tadeu de Souza, foram agraciados com as medalhas Tiradentes e Mérito Policial policiais militares, secretários de Estado, servidores do Estado e Município, autoridades do Legislativo e Judiciário, membros da Polícia Militar de outros estados, Forças Armadas e personalidades civis. Além disso, praças e oficiais da PMAM receberam medalhas de 10, 20 e 30 anos de serviço.
Entre os homenageados estiveram os secretários estaduais Fabrício Barbosa (Administração e Gestão), Renata Queiroz (Cidades e Territórios) e coronel Vinícius Almeida (Segurança Pública); o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga; e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib.
Também foram agraciados os secretários executivos do Governo do Amazonas Andreza Helena da Silva (Administração e Gestão); José Divanilson Cavalcanti Júnior (Segurança Pública); Luiz Carlos de Matos (Cultura), representando o secretário Marco Apolo Muniz; Martha Bernardo Duarte (Comunicação Social); e Sálua Pavão (Casa Civil).
Do Poder Judiciário, a PMAM homenageou o desembargador e corregedor-geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jomar Ricardo Saunders Fernandes; a juíza titular de Presidente Figueiredo, Maria da Graça Starling; e o desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, José Álvaro Marques.
A relação prossegue com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; e a promotora de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MP-AM, Márcia Cristina de Lima Oliveira.
Outros estados
A PMAM também prestou homenagens a representantes das forças de segurança de outros estados. Receberam medalhas o coronel Gezimar Barroso Dos Santos, do comando-geral da PM do Amapá; o major Eduardo Cesar Mendonça Damasceno Junior, do Corpo de Bombeiros de Roraima; e o major João Rodrigues Lima Filho, representante do comando-geral da PM de Roraima.
Leia mais: EXPO PMAM recebeu público de mais de 50 mil pessoas no fim de semana