MANAUS – A Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada estadual Alessandra Campelo (PSC), elogiou o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O foco do programa, que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é o combate ao feminicídio e à violência contra as mulheres em todo o País.
De acordo com o Governo Federal, a reedição do Pronasci fortalece a estrutura de repressão aos crimes de gênero a partir de duas frentes: a entrega de 270 viaturas para as patrulhas Maria da Penha e a implementação de 40 novas Casas da Mulher Brasileira, locais de acolhimento de vítimas da violência doméstica. Os veículos serão direcionados aos estados proporcionalmente, considerando os indicadores de violência.
A deputada informou ainda que articula uma parceria entre a Procuradoria da Mulher, a Escola do Legislativo da ALEAM e o Comando da Polícia Militar do Amazonas. O objetivo é capacitar as forças de segurança para melhorar o combate à violência doméstica no estado.
Leia mais: Deputada Alessandra Campelo homenageia mulheres que fazem a diferença no Amazonas
“Infelizmente há muitos casos em que os policiais, por falta de formação, não prendem e deixam escapar muitas vezes um bandido que é agressor de mulheres”, explicou a deputada Alessandra.