Na próxima quinta-feira, 13, o Parque Anauá será palco de mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência), realizado em parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima). O evento terá início às 9 horas.
A formatura reunirá 2.368 estudantes de 18 escolas da capital que ofertam o Ensino Fundamental. Na solenidade, os estudantes receberão certificados, haverá leitura e premiação da melhor redação, e será feito o juramento do Proerd, no qual os alunos se comprometem a ficar longe das drogas.
“O Proerd é um programa fundamental nos dias de hoje porque ensina nossos estudantes a se manterem longe das drogas, a dizer não, a evitar situações de violência e a saber resistir às pressões. A escola e a Polícia Militar fazem sua parte, mas a participação da família também é fundamental nesse processo”, destacou o secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad.
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) providenciará ônibus para o deslocamento dos estudantes e professores das escolas até o Parque Anauá. No local, haverá lanche para os alunos e algumas atrações organizadas pela Polícia Militar.
“Teremos apresentação do Canil da PMRR, com demonstrações com os cães. Também teremos interações com o mascote do Proerd, o Daren, e premiação para o estudante que apresentar a melhor redação do programa”, explicou a Major Ana Cláudia Mourão, coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMRR.
A Escola Estadual Voltaire Pinto Ribeiro é uma das instituições participantes do Programa, com 150 estudantes. O gestor da unidade de ensino, George Areb, disse que o Proerd trouxe novas práticas para a escola.
“Estimulamos os estudantes a terem confiança na gestão da escola para trazerem problemáticas, até mesmo de dentro de casa, sobre violência, abuso e uso de drogas. Eles aprenderam como lidar com isso e como apresentar para a escola, o que despertou na equipe gestora a necessidade de trazer para o corpo docente uma capacitação sobre comunicação não-violenta, e agora vamos oferecer também para os demais alunos”, explicou.
O PROERD
O Proerd é um dos maiores programas de prevenção primária contra as drogas e violência do mundo. Consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família. Foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é adotado em todo o País. Em Roraima, foi implementado há 23 anos e já atendeu aproximadamente 100 mil alunos.
O objetivo do programa é orientar os estudantes a refletirem antes de tomar suas decisões; a estarem preparados para dizer não à oferta de drogas e se tornarem multiplicadores das informações obtidas durante o curso.
O curso é realizado durante um semestre. Policiais militares realizam palestras educativas nas escolas, alertando sobre os perigos e malefícios do uso das drogas. Para isso, são utilizadas cartilhas educativas e vídeos.
As aulas do Proerd ocorrem uma vez por semana. No total, são dez aulas, e ao final das aulas, os alunos produzem uma redação sobre tudo o que aprenderam e, no encerramento do curso, é realizada a formatura com a entrega de certificados aos estudantes.