A segunda fase do programa Interior Mais Seguro, idealizado pelo Governo do Amazonas, foi iniciada em Rio Preto da Eva (localizado a 57 quilômetros de Manaus), e tem como objetivo o fortalecimento da segurança no Estado, por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP-AM), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, (SEJUSC) e Secretaria de Educação e Desporto, em parceria com as prefeituras do interior.
A visita técnica para colocar em prática a segunda etapa do programa, no município, ocorreu na quarta-feira (23). Na ocasião, foi priorizado o eixo capacitação, focado na formação da Guarda Municipal.
Durante a reunião, também foi definido o cronograma dos cursos que serão coordenados e realizados pelo Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP).
O coordenador do Centro Integrado de Acompanhamento de Projetos e Elaboração de Políticas de Segurança Pública (Ciaesp), José Camilo Silva, conduziu a reunião e enfatizou a importância desse debate para a implementação da segunda fase do programa. “A reunião foi muito proveitosa porque conseguimos ajustar o próximo passo, dentro do cronograma, que é a realização do curso, que está na fase do planejamento”, destaca Camilo.
A Guarda Municipal de Rio Preto da Eva é uma das mais avançadas do Estado. O efetivo atua diretamente na ronda ostensiva e preventiva do município, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Para o comandante da Guarda Municipal do município, João Pedro, a formação vai somar para melhorar o empenho da Guarda Municipal. “A gente sabe que com o efetivo que temos, devidamente qualificado, preparado e estruturado, podemos somar, e muito, com a segurança do município”, afirma o comandante.
*Com informações da assessoria