Álvaro Pacheco é o novo técnico do Vasco. O clube anunciou nesta terça-feira (21) a contratação do treinador português, que estava no Vitória de Guimaeães-POR, e assinou vínculo até o fim da temporada, com possibilidade de renovação por mais uma.
Ele chega com uma equipe de outros quatro profissionais: os auxiliares Pedro Valdemar e José Teixeira, o preparador físico Leandro Mendes e o fisiologista/alta performance Ricardo Ferreira.
Álvaro e a comissão técnica desembarcaram Rio de Janeiro na noite de domingo (19) e tiveram o primeiro dia de trabalho no CT Moacyr Barbosa na segunda-feira (20), quando conheceram o elenco, o lugar e acompanharam as atividades.
Na chegada ao Brasil, o técnico de 52 anos e disse que espera ter uma rápida adaptação ao trabalho.
“Estamos chegando agora, objetivo é conhecer todos, o elenco, toda a estrutura. E começar a trabalhar. Quem conhece a organização do Vasco, a dinâmica, sabe que esse tipo de trabalho (de preparação) já começou a ser feito. Vai ser muito mais fácil a minha adaptação também por causa disso”, afirmou o treinador português.
Histórica de Álvaro Pacheco
Pacheco foi contratado nesta temporada pelo Vitória, quando estava no Estoril Praia. Em 32 jogos, ele venceu 18 partidas. Além do quinto lugar já assegurado na Liga Portuguesa, ele chegou às semifinais da Taça de Portugal, sendo eliminado pelo poderoso Porto.
Como treinador profissional, Álvaro Pacheco treinou por quatro temporadas o FC Vizela, conquistando dois acessos: saindo da 3ª divisão até a elite do futebol português.
Como jogava o Vitória de Guimarães de Álvaro Pacheco?
De acordo com levantamento do Sofascore para a CNN, o esquema que Álvaro Pacheco mais usou na temporada com o Vitória de Guimarães foi o 3-4-3 — formação que o argentino Ramón Díaz chegou a testar no Vasco durante o Campeonato Carioca.
Veja abaixo o desempenho de Álvaro no Vitória de Guimarães, com as principais estatísticas — chama a atenção, ainda, a baixa predileção pela posse de bola: