MANAUS – Roberto Cidade (União Brasil), Alberto Neto (PL), David Almeida (Avante) e Marcelo Ramos (PT), fazem neste fim de semana a maratona de convenções que vai confirmar as respectivas candidaturas para prefeito de Manaus, dando início a partir de segunda-feira (5), um novo ciclo na corrida eleitoral.
Wilker Barreto (Mobiliza), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Natália Demes (PSOL) e Amom Mandel (Cidadania) já estão oficializados por suas convenções.
ROBERTO CIDADE
Entre as convenções, a de Roberto Cidade e Alfredo Menezes como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Manaus, ocorre neste sábado, às 8h, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na Avenida Constantino Nery, no bairro de Flores, na zona centro-sul da cidade.
“Agora é oficial! Nosso pré-candidato a vice-prefeito de #Manaus é @coronel.menezes 🤝 Obrigado meu amigo, por aceitar o convite de compor nosso grupo e encarar missão de mudar Manaus. Tamo junto!”, comemorou Cidade, candidato do grupo do governador Wilson Lima.
ALBERTO NETO
A Convenção Partidária para oficializar os nomes de Capitão Alberto Neto (prefeito), Maria do Carmo (vice), vereadores do PL e Novo, além de alianças políticas para as eleições deste ano, será realizada no dia 03 de agosto, às 10h da manhã, no Clube do Trabalhador – Sesi, zona Leste de Manaus. A informação foi confirmada pelas assessorias dos pré-candidatos.
DAVID ALMEIDA
O prefeito de Manaus fará sua convenção à tarde. “Eu quero convidar você e sua família para participar da nossa grande Convenção Avante. Anote na agenda, será no dia 3 de agosto. Na Convenção, eu vou oficializar o meu nome como candidato à reeleição, para que juntos possamos continuar construindo um futuro melhor para Manaus. Não esqueça: nos encontramos no dia 03/08, no Espaço Via Torres, a partir das 18h30. Compartilhe esse post com seus amigos e sua família. Conto com a sua presença”.
MARCELO RAMOS
Marcelo Ramos será o último dos candidatos a fazer a convenção. Domingo, às 9h, no Clube do Trabalhador, no Sesi.
TSE PEDE FOCO APÓS AS CONVENÇÕES
Na abertura do 2º semestre forense na quinta-feira (1º), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou que o foco da atuação do Tribunal no período será o de garantir à sociedade brasileira um trabalho direcionado à realização das Eleições Municipais de 2024. O 1º turno do pleito ocorre no dia 6 de outubro e o 2º no dia 27 de outubro, onde for necessário.
Segundo a presidente do TSE, além das convenções, durante o mês de julho, recesso forense no Judiciário, a Justiça Eleitoral prosseguiu nos trabalhos de organização das Eleições de 2024, por meio da realização dos testes de campo em todos os estados brasileiros. Cármen Lúcia informou que as atividades continuarão.
“São medidas necessárias para que tenhamos eleições democráticas e seguras e urnas auditadas, com segurança absoluta para as eleitoras e os eleitores exercerem livremente o direito de voto. Portanto, iniciamos o segundo semestre com esse foco”, disse a ministra.
Em seguida, a presidente do TSE agradeceu a todas as servidoras e os servidores que trabalham diuturnamente para a realização do pleito e para que a cidadã e o cidadão brasileiro “tenham tranquilidade e alegria na hora de votar”.
A ministra afirmou que o período será de muito trabalho, mas também de fortalecimento da democracia brasileira, “voltado para as melhores condições de cidadania exercida plenamente, como se tem ao chegar à urna, depositar o voto e ter o resultado das eleições”. “Será mais um período em que o Brasil demonstra ser modelo [no mundo] como vem sendo”, ressaltou Cármen Lúcia.
Procurador-Geral Eleitoral
Ao falar na sessão de abertura do 2º semestre forense do Tribunal, o procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral no semestre anterior e desejou que o período que antecede as eleições também seja de êxito total, “com garantia serena de que nós teremos eleições justas, transparentes, corretas e expressivas da verdadeira vontade do eleitor”.
Gonet elogiou, ainda, o trabalho da presidente do TSE. “Ícone do que é ser uma pessoa democrata, comprometida com os valores constitucionais, líder nos caminhos da implementação do que é bom e justo”, declarou o procurador-geral eleitoral.
OAB
Em nome do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), o advogado Fabrício Medeiros também desejou êxito para as atividades do TSE no semestre. “Estendo os votos de sucesso a todas as servidoras e a todos os servidores do Judiciário, que têm o desafio de conduzir as Eleições de 2024 junto com a Justiça Eleitoral. É um trabalho profícuo para a cidadania e democracia brasileiras” disse ele.
Leia mais: TSE divulga eleitorado que terá preferência na hora do voto
Por fim, a presidente do TSE retribuiu as falas ao destacar a importância da atuação do Ministério Público Eleitoral e da advocacia para a realização das eleições.