O presidente Donald Trump disse na segunda-feira (24) que teve uma “muito boa ligação telefônica” com o líder chinês Xi Jinping, na qual discutiram a Ucrânia e a Rússia, entre outros assuntos.
“Tive uma muito boa ligação telefônica com o presidente Xi, da China. Discutimos vários tópicos, incluindo Ucrânia/Rússia, fentanil, soja e outros produtos agrícolas, etc.”, escreveu o presidente no Truth Social.
A China e a Rússia se aproximaram nos últimos anos enquanto buscam desafiar as regras ocidentais e inclinar o equilíbrio global de poder a seu favor.
Visita à China em 2026
Trump acrescentou que aceitou o convite de Xi Jinping para visitar Pequim em abril e que o líder chinês fará uma visita de Estado aos EUA no final do próximo ano.
“Nosso relacionamento com a China é extremamente forte!” o presidente postou, acrescentando: “Concordamos que é importante que nos comuniquemos com frequência, o que estou ansioso para fazer.”
Os dois se encontraram no final do mês passado na Coreia do Sul, onde Trump afirmou que chegaram a um acordo sobre “quase tudo”. Após esse encontro, Trump disse que visitaria a China em abril e que Xi visitaria os EUA.
Xi visitou os EUA pela última vez em 2023, quando se encontrou com o então presidente Joe Biden na Califórnia.

