A Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) recebeu, nesta quarta-feira,14, a visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e sua comitiva.
Durante a visita, o ministro conheceu a Casa do Trabalhador, que faz parte do Departamento de Emprego, Trabalho e Renda (DPETR), um espaço que conecta empresas a candidatos ao mercado de trabalho, oferecendo vagas de emprego e cursos de qualificação.
O encontro incluiu apresentações das ações da Setrabes voltadas para promover a inclusão e o desenvolvimento profissional da população, destacando programas como o Programa Mais Qualifica, Sine, Jovem Aprendiz, Emprega Jovem, Reinserção Produtiva, Planta Roraima e Cesta da Família.
Entre 2019 e 2025, a política pública de emprego, trabalho e renda em Roraima se consolidou como essencial para o desenvolvimento socioeconômico regional. As ações são estruturadas para promover a inclusão produtiva e a proteção social, alinhando-se às diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.


“A visita do ministro é um reconhecimento do nosso trabalho e, mais importante, uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com a população que mais precisa. Cada projeto e ação da Setrabes fortalecem ainda mais a política de assistência social e desenvolvimento econômico, promovendo oportunidades e qualidade de vida para todos”, afirmou a secretária Tânia Soares.
O ministro Wellington Dias destacou que o Brasil, em parceria com o Estado de Roraima e as Nações Unidas, está preparado para lidar com qualquer eventualidade.
“O plano de contingência visa garantir uma resposta rápida em caso de um aumento brusco no fluxo migratório. Esperamos que, com apoio internacional, o povo venezuelano encontre um caminho para o desenvolvimento. Além da proteção básica, trabalhamos para oferecer condições de emprego e apoio a pequenos negócios, ajudando aqueles em programas sociais a alcançar maior renda e sair da pobreza”, ressaltou o ministro.
Além disso, o Governo do Estado tem implementado diversas ações para apoiar os povos imigrantes e migrantes que buscam uma nova vida em Roraima. Com o objetivo de promover a inclusão social e econômica, a Setrabes desenvolve iniciativas que garantem direitos e oportunidades para essa população.



