Manaus (AM) – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelou que o nível de chuva esperado para o mês de abril em Manaus seja igual ou superior ao índice registrado durante o mês de março, o que acendeu o alerta das autoridades devido aos eventos e tragédias que ocasionaram mortes na capital amazonense.
Leia também: Prefeitura de Manaus prioriza maior atendimento aos afetados pelas chuvas
Com o aumento de 40% do nível da chuva em março, é esperado que abril supere esta marca devido ao fenômeno chamado La Niña. O Coordenador de meteorologia do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Gustavo Ribeiro, explicou em uma entrevista os impactos que este fenômeno causará na região amazônica.
“Mesmo que já tenha acabado a La Niña, ainda existe a circulação residual da La Niña, por isso que ainda está chovendo, e a previsão indica, para o início do trimestre, chuva acima do normal em boa parte da região”
Gustavo Ribeiro
Manaus está sendo bastante prejudicada devido às constantes chuvas. Desde o deslizamento de terra que soterrou casas e matou oito pessoas da comunidade Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, até o alagamento da comunidade da Sharp, a preocupação das autoridades se volta para as pessoas que moram em lugares de risco.
O coordenador da Central 199 da Defesa Civil, Cristiano Lira, informou que os órgãos responsáveis por atuar em ações de emergência já estão se preparando para eventuais ocorrências neste mês de abril.
“
O plano de ação consiste em todas as secretarias mobilizadas pela Prefeitura de Manaus atuarem nos eventos adversos, pois esses eventos têm causado inúmeras ocorrências em nossa cidade, e isso acarreta a colaboração de todas as partes. Esse plano visa realizar ações para que possamos responder a população o mais rápido possível
“.
Cristiano Lira
A Defesa Civil Manaus atende pelo número 199.