Após a passagem do ciclone extratropical que provocou estragos pelo Brasil, o fim de semana promete ser gelado em parte do país. Nesta semana, uma massa de ar polar fará a temperatura reduzir e possibilitar a ocorrência de chuva inclusive em alguns lugares da região Norte.
As temperaturas não devem ficar tão baixas como no resto do país. São esperadas, inclusive, máximas superiores a 30ºC em todas as capitais da região neste fim de semana.
Apesar disso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o norte e sul de Roraima, além do norte e sudoeste do Amazonas, têm previsão de chuva intensa entre 20 e 30 mm/h com ventos que podem variar entre 40-60 km/h, até o fim da manhã de domingo (16).
O Inmet confirma que a formação do ciclone extratropical ocorreu em decorrência de uma área de baixa pressão continental entre o norte da Argentina e o Paraguai. No Sul do país, ao menos cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência até a noite de quinta-feira (13), por conta dos estragos do mau tempo e duas pessoas morreram em São Paulo.