Carlos Alcaraz é o mais novo campeão de Roland Garros. O espanhol faturou o título inédito com uma grande vitória de virada sobre Alexander Zverev neste domingo, 9.
Em uma final repleta de altos e baixos dos dois tenistas, Alcaraz soube manter o foco nos momentos de maior pressão e ergueu a taça com um triunfo por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 2/6, 5/7, 6/1 e 6/2 em 4h19 de partida na quadra Philippe-Chatrier.
Carlitos passou por um momento difícil principalmente no terceiro set, quando liderava por 5 a 2 e viu o alemão vencer cinco games seguidos para virar o jogo e abrir 2 a 1. No entanto, ele rapidamente se recuperou com muita intensidade e pontos espetaculares no quarto e quinto sets. Zverev se desligou do jogo em alguns momentos, se irritou com marcações da arbitragem e não conseguiu segurar a reação do rival.
Aos 21 anos, Alcaraz se tornou o tenista mais jovem da história a conquistar títulos de Grand Slams em três pisos diferentes. Ele já havia sido campeão no US Open (2022) e em Wimbledon (2023), e conseguiu manter os 100% de aproveitamento em finais de Majors.
Do outro lado, Zverev desperdiçou a chance de faturar o primeiro Slam da carreira. O alemão amargou seu segundo vice, já que também perdeu a decisão do US Open de 2020 para Dominic Thiem.