O Palmeiras garantiu o 12º título do Campeonato Brasileiro de sua história, após empatar em 1 a 1 com o Cruzeiro, na última quarta-feira (6), no estádio do Mineirão. Também na 38ª rodada do Brasileirão, foi definida a última equipe rebaixada para a Série B: o Santos, que disputará pela primeira vez na história a segunda divisão.
Após sofrer pressão nos momentos iniciais da partida, o Palmeiras conseguiu abrir o placar aos 20 minutos. O volante Lucas Silva errou na intermediária e Endrick aproveitou para dominar e bater de cavadinha. O goleiro Rafael Cabral defendeu parcialmente, mas permitiu que o jovem atacante da equipe paulista mandasse para o fundo das redes.
Num curto período de oito edições do Brasileirão, esse é o quarto título do Palmeiras. Ganhou ano passado, em 2016 e 2018. O clube é o recordista dessas conquistas, com 12 reconhecidas recentemente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ao todo.
A 2ª posição do Brasileiro ficou com o Grêmio, que, mesmo jogando no estádio do Maracanã, derrotou o Fluminense por 3 a 2 para alcançar os 68 pontos, na despedida de Luís Suárez. Já a equipe das Laranjeiras encerrou a competição na 7ª posição com 56 pontos, no último compromisso antes do Mundial de Clubes.
Queda do Santos
O dia também foi marcado pelo primeiro rebaixamento do Santos na história. Mesmo jogando na Vila Belmiro, no litoral paulista, o Peixe foi superado por 2 a 1 pelo Fortaleza, estacionando nos 43 pontos.
O jogo ainda teve requintes de crueldade, uma vez que a derrota veio com um gol do meio de campo de Lucero, aos 52 minutos do segundo tempo. Em 2024, portanto, o Santos vem à Manaus em partida contra o Amazonas FC, campeão da Série C este ano.
Como goleou o Atlético (MG) por 4 a 1, o Bahia chegou aos 44 e se salvou. Quem também se garantiu na Série A em 2024 foi o Vasco, que bateu o Bragantino por 2 a 1, em São Januário, para alcançar os 45 pontos.
Nos demais jogos da rodada, com exceção do Corinthians, todos os times que jogaram em casa veneram. O Goiás venceu América (MG) por 1 a 0, mesmo placar da vitória do São Paulo sobre o Flamengo. O Internacional venceu Botafogo por 3 a 1 e o Cuiabá, por 3 a 0 contra o Athletico (PR).
Já o Corinthians venceu Coritiba por 2 a 0 fora de casa. Vale ressaltar que o confronto contou com a arbitragem do amazonense Ivan Guimarães Júnior, como árbitro assistente. Esta foi a estreia dele na Série A do Brasileirão.