BRASIL – Neste domingo (26), a final da Copa do Nordeste 2024 será definida. As duas semifinais começam às 18h, horário que promete muita emoção para o torcedor nordestino. De um lado, Sport e Fortaleza se enfrentam na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE). Do outro, Bahia e CRB vão brigar pela chance de disputar o título na Arena Fonte Nova, em Salvador.
O confronto entre o Esquadrão de Aço e o Galo da Pajuçara será transmitido por SBT e Nosso Futebol, assim como o enfrentamento entre os Leões da Ilha do Retiro e do Pici, que terá ainda as lentes da ESPN.
As quatro equipes chegam para a partida após uma semana concentradas na Copa do Brasil. Entre Sport e Fortaleza, a vaga na decisão pode ser um caminho para afastar a eliminação na competição mais inclusiva do país, sofrida para Atlético-MG e Vasco, respectivamente. Classificados para as oitavas de final, Bahia e CRB vão entrar em campo confiantes depois de passarem por Criciúma e CRB, respectivamente.
Bahia está em busca do quinto título da Copa do Nordeste
Créditos: Tiago Caldas /EC Bahia
Tetracampeonato baiano x Sonho alagoano
Bahia e CRB ficarão frente à frente na Arena Fonte Nova, com histórias diferentes na Copa do Nordeste, mas com um objetivo em comum: fazer história. O Tricolor baiano é, ao lado do Vitória, vencedor de quatro edições (2001, 2002, 2017 e 2021) e pode se tornar o maior campeão, superando seu rival. A equipe também ficou bateu na trave da conquista em 1997, 1999, 2015, 2018 e 2020.
Sob o comando de Rogério Ceni, o time teve a melhor campanha da fase de grupos, com 18 pontos no Grupo B. Pelas oitavas de final, venceu o Náutico por 3 a 0. Ao todo, são 14 gols marcados e oito sofridos. Thaciano balançou as redes quatro vezes e desponta como artilheiro do Bahia.
Já o CRB foi vice-campeão em 1994, edição inaugural da Copa do Nordeste, e pode retornar à decisão 30 anos depois. O clube alagoano terminou como segundo colocado do Grupo A, com 15 pontos e eliminou o Botafogo-PB nos pênaltis na fase anterior.
CRB quer voltar à decisão da Copa do Nordeste depois de 30 anos
Créditos: Rafa Peixe/CRB
O treinador Daniel Paulista conta com o faro artilheiro de Anselmo Ramon, goleador da competição com cinco bolas na rede e responsável por quase metade dos 12 gols do Galo da Pajuçara, que foi vazado seis vezes.
Leia mais: Após derrota para o Flamengo, Amazonas FC foca na Série B
Pela primeira fase, CRB e Bahia se encontraram no Rei Pelé, na quarta rodada. O jogo terminou com triunfo do Bahia por 1 a 0.
Sport x Fortaleza: cinco títulos em campo
A Arena Pernambuco vai presenciar a disputa de dois grandes vencedores da Copa do Nordeste: Sport e Fortaleza. O Leão da Ilha do Retiro se sagrou campeão em 1994, 2000 e 2014 e lamentou as derrotas na final duas últimas temporadas.
Líder do Grupo A com 17 pontos, o Sport ganhou do Ceará por 2 a 1, em um reedição da final de 2023, para alcançar a semifinal. Com o treinador Mariano Soso, são 18 gols marcados e nove sofridos na competição. Gustavo Coutinho marcou quatro vezes é o artilheiro do time.
Sport sonha com o tetracampeonato da Copa do Nordeste
Créditos: Paulo Paiva/ Sport Recife
Fora de casa, o Fortaleza quer passar pelos pernambucanos para disputar o título pela terceira vez. O Fortaleza levantou a taça em 2019 e 2022 e nunca perdeu uma decisão.
Na fase de grupos, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda foi a segunda colocada do Grupo B, somando oito pontos. Nas quartas de final, goleou o Altos-PI por 5 a 0. Pela Copa do Nordeste, o time marcou 14 gols e foi vazado dez vezes.
Assim como CRB e Bahia, Sport e Fortaleza também se enfrentaram na quarta rodada e ficaram no 1 a 1, na Arena Pernambuco.
Fortaleza almeja chegar à final para ter a chance de conquistar o terceiro título da Copa do Nordeste
Créditos: Leandro Amorim/Vasco