A treinadora Margareth Bahia Haiden é a primeira amazonense convocada para integrar a Seleção Brasileira de um Campeonato Mundial de Atletismo, que será realizado em Budapeste, na Hungria, entre 19 e 27 de agosto.
Margareth, que conquista o feito após mais de 30 anos de atividades no esporte, atualmente treina atualmente o atleta recordista brasileiro Pedro Nunes, especializado no lançamento de dardo, que também foi convocado para o Mundial.
“Ser a primeira treinadora amazonense a participar de um Campeonato Mundial de Atletismo Adulto é motivo de muita alegria. Poder representar o Amazonas, outras treinadoras e também os atletas que se dedicam diariamente ao atletismo em nosso estado é uma satisfação enorme”, comentou Margareth Bahia.
Trajetória
Margareth Bahia iniciou sua trajetória no atletismo em 1991, quando começou a ensinar para crianças e jovens sobre o seu conhecimento na modalidade.
Leia também: 9ª corrida da mulher amazônica está com inscrições abertas
Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atualmente, a treinadora atua também como professora de atletismo na Vila Olímpica de Manaus, sendo referência na região e fundamental na revelação de novos talentos.
Treinando um campeão
Recentemente, Margareth Bahia participou do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em São Paulo, onde o atleta Pedro Nunes alcançou a impressionante marca de 80,26 metros no lançamento de dardo, assegurando a medalha de ouro e garantindo sua vaga no aguardado Campeonato Mundial de Atletismo 2023, em Budapeste.
“Nosso foco com certeza é que o Pedro possa sim conquistar a vaga para as Olimpíadas de Paris. Estamos trabalhando muito para que ele possa crescer cada vez mais, melhorar suas marcas e que nós possamos estar em Paris representando o Brasil e o Amazonas”, ressaltou Margareth.
Sobre o Mundial de Atletismo 2023 O Campeonato Mundial de Atletismo, realizado a cada dois anos, é considerado um dos eventos mais importantes do calendário esportivo que reúne os melhores atletas do cenário internacional, em diferentes modalidades.
Dedicação ao atletismo
“Ficamos felizes com mais uma convocação da treinadora Margareth Bahia; esse reconhecimento é reflexo do trabalho que ela vem realizando ao longo dos anos, com dedicação, ao atletismo amazonense. O governador Wilson Lima tem potencializado a criação de políticas públicas como o Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, que potencializa o trabalho desses atletas e treinadores”, disse Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
*Edição: Artur Mamede, com informações da Sedel