A Tesla anunciou o recall de todas as unidades de Cybertrucks produzidas e vendidas até agora nos Estados Unidos, nos seus primeiros 15 meses no mercado, devido a um problema de segurança que a montadora ainda não conseguiu resolver completamente.
Segundo o relatório de recall enviado à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA), a Tesla estima que 1% dos 46.096 veículos afetados apresentem um defeito. O problema envolve peças de aço inoxidável da carroceria que são fixadas ao veículo com um adesivo suscetível a fragilização ambiental, informou a empresa.
A Tesla informou que cobrirá os custos para substituir os painéis por versões que atendam aos requisitos de durabilidade da montadora. No entanto, até o dia 18 de março – data em que enviou o relatório de recall – a empresa ainda não havia implementado uma solução definitiva na linha de produção. A expectativa era corrigir o problema até 21 de março.
“Se o painel de aço inoxidável do cant rail se desprender do veículo enquanto estiver em movimento, isso pode representar um perigo para outros motoristas e aumentar o risco de acidentes”, alertou a Tesla, que identificou 151 pedidos de garantia que podem estar relacionados ao problema.
O Cybertruck já foi alvo de seis recalls nos EUA desde seu lançamento em novembro de 2023. Um dos casos, registrado em junho do ano passado, envolveu peças da carroceria da caçamba que poderiam se soltar enquanto o veículo estava em movimento.
As ações da Tesla operavam estáveis por volta das 10h desta quinta-feira em Nova York, acumulando uma queda superior a 40% no ano.
“Realmente resistente”?
Desde a primeira apresentação do protótipo do Cybertruck, em novembro de 2019, o CEO Elon Musk tem promovido o modelo como um veículo robusto e extremamente resistente. “Você quer uma caminhonete realmente forte, e não apenas uma falsa impressão de resistência”, disse ele no evento de lançamento em Los Angeles.
Durante a apresentação, Musk exibiu vídeos do Cybertruck resistindo a tiros de armas de fogo e convidou o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, para testar a resistência da carroceria com uma marreta. No entanto, quando tentou demonstrar o “vidro blindado” do veículo jogando uma bola de metal na janela do motorista, o vidro quebrou inesperadamente.
A Tesla fez piada com o incidente ao lançar o Cybertruck no final de 2023, vendendo adesivos de $55 que imitavam o vidro estilhaçado – e que se esgotaram rapidamente. No entanto, o problema com as peças da carroceria não é o único fator que levanta dúvidas sobre a durabilidade do veículo.
Em agosto, o youtuber Cody Detwiler, dono do canal WhistlinDiesel (com 9,31 milhões de inscritos), publicou um vídeo comparando a resistência do Cybertruck e da Ford F-150, a picape mais vendida dos EUA.
O vídeo, que já acumula quase 31 milhões de visualizações, mostra a estrutura do Cybertruck se partindo ao meio durante um teste de resistência em que os dois veículos foram presos um ao outro pelos engates de reboque.
Outro vídeo recente do canal JerryRigEverything, de Zack Nelson, registrou o colapso da estrutura traseira do Cybertruck em um teste de estresse.
Musk, por sua vez, segue defendendo a caminhonete. No mês passado, publicou no X que o Cybertruck é “seguro em nível apocalíptico”, após o modelo receber uma classificação de segurança cinco estrelas da NHTSA.