Manaus (AM) – Mais de 2,7 toneladas de drogas foram apreendidas e quatro colombianos foram presos em uma embarcação, na madrugada deste domingo (19), em decorrência a uma série de operações conduzidas na região do Vale do Rio Japurá. A droga está avaliada em mais de R$ 21, 5 milhões.
A ação, bem sucedida, foi realizada pela integração de militares do Exército Brasileiro e policiais da Polícia Federal (PF).
O 3º Pelotão Especial de Fronteira (PEF) foi palco para apreensão de 2.715 kg de maconha tipo skunk, 3,8 kg de cocaína e 11 kg de pasta-base, além de armas e munição. Foram apreendidas, também, três embarcações, sendo encaminhadas para o Departamento da PF.
O 3º PEF fica localizado na Vila Bittencourt, situado à margem do rio Japurá, no território amazonense, onde forma a fronteira Brasil e Colômbia.
A tecnologia ajudou as tropas militares do Comando Militar da Amazônia (CMA) na eficiência operacional e na rápida resposta em detectar e intervir na embarcação suspeita. O procedimento operacional ajuda, constantemente, no combate ao tráfico de drogas e outros ilícitos na região.