Manaus (AM)- Após encontro com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse que recebeu a garantia do retorno do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida ” para a capital amazonense. A reunião ocorreu nesta terça-feira (14), em Brasília.
Leia também: Wilson Lima e vice-chanceler alemão visitam comunidade rural no Amazonas
O encontro foi articulado pelo senador do Amazonas, Omar Aziz (PSD). De acordo com David, Lula garantiu a volta de construção de habitações de interesse social por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Foram discutidas também o repasse de recursos para obras de desassoreamento de igarapés e contenção de erosões.
Vale frisar que David também foi à Brasília para tentar recursos junto ao Governo Federal para ajudar famílias que ficaram desabrigadas após deslizamento de terra em uma área de risco na cidade, na qual matou oito pessoas e deixou dezenas sem residências, na última semana.
Em vídeo, Omar Aziz também garantiu que serão construídas casas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Uma boa notícia que o prefeito [David Almeida] vai nos dar é o compromisso do presidente Lula de construir casas em Manaus”, disse.
Nas redes sociais, David fez publicação sobre o encontro e disse que reforçou a necessidade de apoio do Governo Federal às vítimas da tragédia ocorrida em Manaus.
“Durante os encontros, reforcei a necessidade de um apoio do Governo Federal para as vítimas das chuvas e aos moradores das áreas de risco. Não vou descansar enquanto não resolvermos a situação dos moradores em vulnerabilidade”, escreveu.
Encontro com Ministros
Antes do encontro com Lula, que ocorreu no final da tarde de ontem, David, o vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza (Avante), o estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção (PT) se reuniram com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; e das Cidades, Jader Filho. O Governo Federal garantiu a liberação de recursos para obras de infraestrutura em Manaus.
“Ontem mesmo o prefeito preparou o decreto de estado de calamidade, e nós homologamos sumariamente aqui e, já com equipes lá em Manaus, nós do Governo Federal e prefeitura estamos trabalhando nos planos de ajuda humanitária, no restabelecimento (da área), e também na reconstrução. Aquilo que for necessário reconstruir, o Governo Lula vai apoiar a Prefeitura de Manaus”, afirmou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Ainda conforme o ministro, a ideia agora é dar celeridade aos trâmites para a liberação dos recursos, ressaltando que o Governo Federal retomou fortemente a agenda de resposta a desastres, assistindo as prefeituras nesses casos emergenciais.