O senador Omar Aziz (PSD), de 65 anos, foi homenageado nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Na ocasião, ele recebeu o Título de Cidadão Amazonense e a medalha Ruy Araújo, maior honraria do legislativo estadual.
“A maior alegria que a gente tem é quando a gente serve o povo. Ninguém nos obriga a ser político, somos porque queremos servir de uma forma ou de outra. Então não podemos reclamar da vida, somos os únicos que não temos o direito de reclamar de absolutamente nada. Ter servido o estado do Amazonas durante tantos anos, não é favor, é obrigação”, afirmou o senador, na cerimônia.
Natural do município de Garça, no interior de São Paulo, Omar Aziz não era considerado cidadão do Amazonas oficialmente até esta data, inclusive para a surpresa de muitos parlamentares, apesar da longa carreira política que construiu no estado. Iniciou como vereador de Manaus, foi eleito deputado estadual, em 1994, além de ter sido governador, entre 2010 e 2014. Atuou também como vice-governador, vice-prefeito e, desde 2015, representa o estado no Senado Federal.
“Eu me sinto amazonense desde quando fui acolhido aqui, em 1971, mas hoje por direito me torno cidadão. Me faz fazer um esforço maior pelo estado? Não, é o amor que sinto pelo Amazonas e pelo povo amazonense que me fazem cada dia querer servir mais ao meu estado”, completou.
Segundo a Aleam Omar destacou-se por sua atuação em temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico da região amazônica, na defesa dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus e na presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. O governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância da interlocução entre os poderes, que ali se faziam presentes e personificados, além da “homenagem justa que se faz ao senador Omar Aziz”, disse.
“Faço o reconhecimento à sua atuação no Senado, toda experiência e conhecimento que o senhor adquiriu nos dá a tranquilidade de ter alguém que conhece a complexidade do estado. Desde as comunidades mais distantes, isso revelado pela relação que o senhor tem com as lideranças do interior. Isso nos dá a tranquilidade quando o senhor vai à tribuna do Senado defender pautas que são importantes para o Brasil e decisivas para o Amazonas, como a questão da Reforma Tributária, assim como o envio de emendas importantes, como a ajuda para pavimentar a rodovia AM-010”, disse o governador.
A proposta de conceder finalmente o Título de Cidadão Amazonense ao senador partiu do deputado João Luiz (Republicanos), que argumenta que a formação política e pessoal de Omar Aziz corroboraram com a entrega das honrarias.
“Temos acompanhado a trajetória política e não êxito em afirmar que serviços relevantes prestados ao estado do Amazonas, para receber o título de cidadão, o senhor tem de sobra. O senador Omar que vem liderando a bancada amazonense no Congresso Federal e trabalhando arduamente para defender a Zona Franca de Manaus e isso é defender os empregos, as famílias, a importância que tem a preservação do nosso bioma amazônico, porque defender a floresta é valorizar o cidadão”, declarou o deputado.
Na bancada do plenário, estiveram presentes, além do requerente, o governador Wilson Lima; o deputado federal Sidney Leite (PSD); o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues; o ouvidor do Tribunal de Contas do Estado, Josué Neto; o superintendente da Suframa; Bosco Saraiva; o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga; O secretário municipal de infraestrutura Sabá Reis, representando o prefeito David Almeida.; O vereador Lissandro Breval (Avante) como representante da Câmara Municipal; o defensor público do estado, Ricardo Paiva;, além do presidente da Associação Amazonense de Município e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa (União Brasil).