Manaus (AM) – Durante a solenidade de posse de Marcos Rotta (Progressistas), como novo secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) elogiou o vice e disse que ele é um “mestre em lidar com pessoas”.
A cerimônia aconteceu no auditório Isabel Victoria do Carmo Ribeiro, localizado na sede da Prefeitura, na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste da capital.
O vice-prefeito assumirá uma função técnica, que também possui articulação e força política. Segundo o prefeito David Almeida, Marcos Rotta sempre foi considerado um político disciplinado e discreto.
“É um mestre em administrar problemas, em auxiliar e orientar em diversas situações. Ele tem uma decência que vem de berço e uma postura que só tem a somar, juntamente com o seu dinamismo e sua grande capacidade”, disse o prefeito.
Trajetória
Rotta foi eleito e reeleito deputado estadual por quatro mandatos consecutivos (1999 – 2014).
Em 2014, foi eleito deputado federal. No decorrer desse período, também fez parte do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon – 2011 a 2014).
Em 2016, renunciou ao mandato de deputado federal (na Legislatura 2015–2019), para assumir o mandato de vice-prefeito do município de Manaus, na gestão anterior. Atuou como secretário municipal de Infraestrutura, entre maio de 2017 a abril de 2018.
Licenciou-se do cargo de vice-prefeito, no qual ficou no período do dia 16 de agosto até 31 de dezembro de 2018. Então, a convite do ex-governador do Estado, Amazonino Mendes, assumiu a Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus, onde atuou por quatro meses na execução do projeto que revitalizou quase 200 quilômetros da malha viária da cidade de Manaus.
Em 2020, foi reeleito vice-prefeito de Manaus ao lado do prefeito David Almeida, assumindo novamente a função de secretário municipal de Infraestrutura, entre janeiro de 2021 a abril de 2022.
E, na manhã desta sexta-feira, foi empossado no cargo de secretário municipal chefe da Casa Civil.