Manaus (AM)- O vereador Raiff Matos (DC) apresentou uma Indicação ao prefeito David Almeida para transformar o prédio que abrigava a Fundação Villa Lobos, no Parque 10, no Teatro Municipal de Manaus.
A intenção é potencializar as ações culturais da capital amazonense, concentrando em um mesmo ambiente, arte, cultura, lazer, aprendizagem e ensino. Da mesma forma, impulsionar a economia criativa em Manaus.
Leia também: Célia Xakriabá se torna primeira indígena a presidir uma comissão no Congresso
“Manaus é uma grande cidade, mas não conta com um espaço emblemático como um Teatro Municipal. Isso vai impulsionar o turismo e desenvolver toda uma economia criativa na cidade. Os artistas também terão um espaço teatral mais acessível, o que pode multiplicar o número de produções”, justificou o vereador.
A maior acessibilidade aos espaços culturais também é destacada pelo vereador Raiff Matos. Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2010, apontava que 50% dos brasileiros nunca haviam presenciado uma apresentação teatral. “Muita gente daqui de Manaus me diz que nunca foi ao Teatro Amazonas. Precisamos reverter essa exclusão cultural”, afirmou.
O teatro municipal também pode, segundo o vereador, atender escolas e faculdades, promovendo a busca pelo conhecimento por meio dos trabalhos artísticos desenvolvidos em sua estrutura, pois o local vai contar com um centro artístico e cultural, munido de área de convivência e opções de ensino, por meio de aulas e oficinas a serem ministradas por artistas locais.
O Brasil já conta com uma série de teatros municipais, todos com excelente aceitação e uso pela população. Dentre eles, se destacam o Teatro Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o Teatro Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais. “Manaus não pode ficar de fora dessa lista”, destacou Raiff.
*Com informações da assessoria