MANAUS – Durante as agendas de fiscalização na cidade nessa quinta-feira, 18/04, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) descobriu que vários tubos de drenagem de águas pluviais estão abandonados em uma propriedade da Prefeitura de Manaus, na Rua Stênio Neves, bairro Parque Dez de Novembro.
No local há, aproximadamente, 60 tubos de drenagem abandonados pela Prefeitura de Manaus. Os tubos são usados para drenagem urbana de água pluvial, ou seja, água da chuva, o processo de controle e gerenciamento das águas da chuva tem como principal objetivo, minimizar os problemas que o excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas, enchentes e alagações.
Guedes explicou que os tubos de drenagem deveriam está sendo usados para controlar os danos causados pelas fortes chuvas em Manaus.
Leia mais: CMM instaura CPI da Semcom na próxima segunda-feira (22)
“Os tubos que estão nesse cemitério, poderiam estar auxiliando a nossa cidade, que a cada chuva mais forte fica debaixo d’água. Não podemos aceitar que a Prefeitura de Manaus possui equipamentos e estrutura para solucionar os problemas da cidade e mesmo assim não faz, pessoas perdem suas casas e sofrem acidentes toda vez que chove mais forte em Manaus, isso é inaceitável!, cobrou.
O abandono dos tubos também está poluindo uma área verde, de mata nativa no local, devido ao seu longo processo de decomposição.
Guedes irá apresentar denúncia para a Prefeitura de Manaus, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que os tubos sejam utilizados nos serviços de drenagem em Manaus.
A Prefeitura de Manaus ainda não se posicionou sobre a denúncia,.