A atriz sul-coreana Kim Sae-ron foi encontrada morta em sua casa em Seul no domingo (16), quase dois anos após se afastar dos holofotes após uma condenação por dirigir alcoolizada. Ela tinha 24 anos.
O corpo de Kim foi descoberto por um amigo, segundo a polícia. Não havia sinais de crime e os policiais estão investigando as circunstâncias de sua morte, disse um policial à CNN.
Kim começou a carreira como atriz mirim e ganhou amplo reconhecimento, incluindo uma aparição no Festival de Cinema de Cannes, por seu papel como uma menina abandonada em um orfanato no filme de 2009 “Uma Nova Vida”.
Mais tarde, ela estrelou o sucesso de ação “Ajeossi” (2010), o suspense “The Neighbors” (2012) e o drama “Uma Garota à Porta” (2014), entre vários papéis no cinema e na televisão.
A carreira de Kim estagnou desde abril de 2023, depois que um tribunal de Seul a considerou culpada de dirigir sob influência de álcool quando bateu seu carro na capital sul-coreana um ano antes. Kim evitou a prisão, mas foi multada em cerca de US$ 14 mil (cerca de R$ 80 mil). Seu último papel conhecido foi no K-drama da Netflix, “Cães de Caça” (2023).
A última publicação na conta do Instagram de Kim, uma foto da atriz compartilhada em janeiro, acumulou mais de 205 mil curtidas. Os comentários estão desabilitados na conta.
Celebridades coreanas prestaram homenagem a Kim após a notícia de sua morte. “Que você descanse em paz”, escreveu o ator Kim Ok-bin no Instagram ao lado de uma foto de um crisântemo branco, um símbolo de luto em muitas culturas asiáticas.
A co-estrela de Kim, Kim Min-che, compartilhou uma foto de uma cena de “The Neighbors” no Instagram e disse: “Fiquei muito feliz em conhecê-la como minha filha no filme. Que você descanse em paz.”
Mortes recentes de jovens ídolos do K-pop e estrelas do K-drama destacaram preocupações contínuas sobre saúde mental e pressões na indústria do entretenimento da Coreia do Sul. Song Jae-lim, um ex-modelo que ganhou destaque em K-dramas, foi encontrado morto em seu apartamento em novembro passado aos 39 anos. O membro da boy band ASTRO Moon bin morreu ano passado aos 25 anos. A cantora e atriz de K-pop Sulli também tinha 25 anos quando morreu em 2019. E dois anos antes, Kim Jong-hyun da boy band SHINee foi encontrado morto em sua casa aos 27 anos.
As agências de entretenimento implementaram vários sistemas de suporte à saúde mental, incluindo serviços de aconselhamento e horários mais flexíveis, mas observadores dizem que a natureza altamente competitiva do entretenimento sul-coreano, combinada com intenso escrutínio público e expectativas de perfeição na aparência e no comportamento, estão afetando as estrelas.