Nos últimos meses é notável o aumento no número de casos de golpes envolvendo estelionato via WhatsApp. Desta vez, os golpista estão enviando um link falso do “Valores a Receber”, onde dinheiro de contas inativas estão sendo liberadas.
No link falso, os golpistas mandam um formulário para preenchimento de dados, para que posteriormente, o dinheiro de contas inativas sejam depositados na conta dos beneficiários, mas essa ação é fraudulenta.
Uma vez com os dados das vítimas, os bandidos pedem um valor pelo PIX e utilizam essas informações para aplicar novos golpes. Nos últimos dias, clientes do Banco Central do Brasil receberam um link parecido com o link verdadeiro de consulta que é disponibilizado oficialmente pela instituição.
Os caracteres iniciais são idênticos ao site oficial do banco, mas os demais números e letras apontam que o endereço final se trata de uma plataforma falsa.
O Banco Central informou que não entra em contato para tratar de valores a receber ou confirmar dados pessoais.
”As pessoas não devem clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Elas não devem fazer qualquer pagamento para ter acesso aos valores. Se esses pedidos ocorrem, são golpes”, alertou a instituição.
Caso você sofra o golpe, é necessário que formalize a denúncia junto a Polícia Civil de seu estado.