Manaus – O Amazonas é conhecido a nível internacional por ser um estado brasileiro abundante em pratos tradicionais e cultura amazônica. Proporcionando uma combinação única entre gastronomia, boa música e o Festival Folclórico de Parintins, o gastrobar temático Luar de Uaicurapá tem atraído moradores locais e apreciadores, sendo conhecido como um dos principais destinos turísticos dos visitantes da capital amazonense, por representar o melhor da cultura do Estado.
Localizado no coração do bairro Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, a casa de cultura e artes conta com estrutura sofisticada, confortável e segura.
Inspirado no rio que banha algumas das praias mais belas de Parintins, o Luar de Uaicurapá traz o azul do Caprichoso e o vermelho do Garantido, em cada ambiência do local. Inclusive, na carta de drinks da casa.
Conhecido como o primeiro bar temático de Boi-Bumbá do Brasil, o gastrobar foi inaugurado em julho de 2021 e já é referência em drinks, culinária regional e excelentes apresentações musicais.
Hissa Abrahão, sócio-diretor do empreendimento, idealizou o projeto. Em entrevista ao portal Vanguarda do Norte, Hissa explicou que o Luar de Uaicurapá promete (e cumpre) trazer um conceito regional, sempre mesclando o clássico com o moderno, no qual está presente também, na decoração dos pratos servidos na casa.
O empresário pontua ainda, que o termo “gastrobar” é a melhor definição para explicar o que é o Luar.
Leia também: Bar Rigudos oferece comida de qualidade e cerveja gelada em Manaus
“Costumava ir muito para Parintins e lá tem a região do Rio Uaicurapá, que é uma área muito bonita e bela por ser composta de águas negras, que margeiam areias branquinhas de algumas praias, esse encanto fez com que o local fosse apelidado de Caribe parintinense. Decidimos homenagear tudo o que Parintins já fez pela cultura do Amazonas e divulgar uma outra área de lá, que não é tão conhecida. Uaicurapá é uma palavra indígena que significa gratidão, que remete aos povos originários e a tudo o que eles já fizeram pelo nosso país”, disse.
Apostando em miniaturas de barcos regionais, cocar indígena e réplicas de animais presentes na fauna amazônica. O espaço investe fortemente em itens decorativos que transportam seus clientes para a Ilha Tupinambarana. As atrações musicais regadas por meio das toadas dos bois de Parintins, já se tornaram tradição entre os entusiastas do ritmo.
“O nosso principal diferencial é oferecer uma casa com o rosto do Amazonas. Um local, no qual, quando o cliente vem nos visitar, ele respira a cultura local. Nós temos o nome, a comida, a cultura, os toques dos tambores do Amazonas. O cliente sente essa energia desde a entrada. Nós temos toda uma experiência cultural da região e hoje eu ouso dizer, que somos um gastrobar que mais se identifica e procura difundir o povo e a cultura amazonense”, declarou.
Segundo Hissa, desde que o estabelecimento inaugurou, o número de pessoas que vão à Parintins para o Festival Folclórico ou em outro momento e buscam alguma praia banhada pelo Rio Uaicurapá aumentou.
Leia também: Gastrobar Mih Bar movimenta baladas manauaras
“É gratificante. Nós estamos cumprindo o nosso objetivo de aguçar a curiosidade e provocar o desejo de quem vem nos visitar. Esse é o nosso propósito. Somos um grande bar com a cara e o rosto do Amazonas”, complementou.
O Luar de Uaicurapá promove, todas as sextas-feiras, o “Parintins Day” e, nos outros dias da semana, abre espaço também para outros ritmos. De acordo com Hissa, os meses que antecedem o Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana são de casa cheia.
Cardápio único e diferenciado
Com a proposta principal de oferecer combinações sublimes entre drinks, petiscos e comidas que fazem parte da Amazônia, o gastrobar conta com uma carta de drinks especiais, uma culinária voltada para a temática regional, harmonizando cultura e gastronomia.
Oferecendo um cardápio diferenciado e diversificado, o Luar de Uaicurapá disponibiliza iguarias como o croquetes de pirarucu, dadinhos de tapioca (com geleia de cupuaçu), o delicioso tacacu (tacacá de pirarucu) e muitas outras opções. Além de alternativas de pratos executivos – sempre com um toque amazônico –, o local também conta com o irreverente gold fish, um prato individual com pirarucu grelhado coberto por folha de ouro 24k, servido com arroz típico da região (Camarão).
Entre os drinks da casa, os mais pedidos são o Gin Caprichoso (Gin, energético de coco e açaí, limão siciliano e gelo) e o Gin Garantido (Gin, energético cramberry, limão siciliano e gelo). A casa também oferece o Hibisco Gin (Gin, Flor de Hibisco, limão, citrus, rodela de limão siciliano, e anis), Samba do Luar (Vodka, Curaçau Blue e suco de laranja) e Transamazônica (Rum, xarope, Twister de laranja com hortelã, espuma de gengibre, limão, kiwi e folha de hortelã).
“Os drinks dos bois são bem instagramáveis e as pessoas solicitam muito. Temos um outro drink que vem em uma cuia de tacacá e também é bastante pedido por quem vem nos visitar. Em relação a alimentação, uma outra invenção nossa é o tacacu, no qual, ao invés de usarmos os camarões, colocamos lascas de pirarucu e fica uma delícia. Essa iguaria já supera o próprio tacacá em vendas. Oferecemos também o pirarucu folheado a ouro e outros pratos. Por ser um ambiente familiar, também temos sanduíches”
A carta também conta com drinks clássicos, energético, chopps, cervejas, vodkas, whisky, tequila, cachaças, diversidades de vinhos, espumantes, licor, rum e bebidas no geral, como refrigerantes, sucos e cafés.
Espaço agradável
O local é amplo, arborizado e ventilado, possui áreas externas e internas. O palco próprio no exterior do ambiente, pode comportar até mil pessoas, na área interna a capacidade é de 250 pessoas. Além disso, também possui um lounge com chopeira italiana e espaço para DJ.
O gastrobar também possui um ambiente exclusivo para elaboração de bebidas especiais, com amplo espaço para os visitantes se sentirem à vontade, além de poderem apreciar a aconchegante sala de vinhos. O Luar de Uaicurapá é avarandado, permitindo a circulação do ar livre, sendo ótimo para interação com o palco principal, bem como para curtir um pocket show.
“Temos uma estrutura muito versátil. Oferecemos uma sala VIP com ar-condicionado, onde as pessoas conseguem ter acesso direto aos shows, uma adega climatizada que comporta um bom número de pessoas. Temos capacidade de 300 pessoas sentadas e, quando afastamos as mesas e cadeiras, conseguimos comportar até mil pessoas circulando pela casa. É uma casa ampla e dependendo de como a gente formula o layout, aqui pode virar um mini bumbódromo e uma pequena experiência do que acontece no Festival de Parintins”, explicou.
Planos futuros
Com o objetivo principal de continuar se consolidando como um dos principais gastropubs de Manaus, Hissa Abrahão revela que pretende montar uma base em Parintins, com o funcionamento previsto apenas para o período do Festival, e outra unidade em São Paulo (SP).
“Ambas alternativas estão sendo estudadas. Mas, tudo isso ocorrerá devagar, com um plano de negócios, estudando o mercado, verificando como a economia vai se comportar nos próximos três anos para fazermos a ampliação de outras unidades. Em um primeiro momento, estamos ampliando internamente. O que era um bar que antes cabia 100 pessoas, hoje comporta mil. Estamos divididos em uma parte climatizada e a outra não, daqui a um mês estará tudo climatizado”, comentou.
Complementou ainda,“Isso tudo também já é um grande diferencial. Fora a reformulação de cardápio e, assim, juntamos ampliação interna, expectativa e prospecção de negócios para outras unidades e, ao mesmo tempo, sempre querendo convidar o público amazonense a nos visitar. Muitos turistas nos visitam, mas também queremos atrair o público local. Atualmente estamos abrindo em apenas dois dias por conta da ampliação interna, mas em maio vamos estender o nosso funcionamento e também abriremos para o almoço”.
O Luar de Uaicurapá fica localizado na avenida Rio Madeira, bairro Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus, e funciona nas sextas e sábados, a partir das 20h.
Confira a reportagem: