Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) quer criar três novas secretarias no estado. Para isso, ele enviou nessa segunda-feira (25), uma Carta Governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na qual consta um pedido de urgência para que os deputados deliberem o documento.
Leia também: CMM delibera PL que permite entrada de pets em hospitais para visitas
De acordo com o documento, as secretarias a serem criadas são: Secretaria de Energia, Mineração e Gás; Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e Secretaria de Desporto e Lazer.
“O Projeto de Lei contempla a criação e extinção de órgãos públicos, bem como a alteração da estrutura interna e finalidades de determinados órgãos já existentes, de modo que as áreas temáticas envolvidas e as políticas públicas a elas inerentes estejam apropriadamente alocadas”, diz parte do documento.
Wilson Lima afirma que a pasta de Energia, Mineração e Gás irá atrair investimentos relacionados ao setor de minério sem haver conflitos entre as políticas e planejamentos estratégicos de sustentabilidade da economia industrial do estado.
“Terá como finalidades a formulação, a coordenação e a implementação de políticas públicas destinadas aos setores de energia, energias renováveis e geodiversidade, visando ao fomento e à atração de investimentos relacionados à mineração, à indústria de óleo e gás e à indústria de transformação mineral”, destaca.
A medida visa dar início a uma reforma administrativa que o chefe do executivo estadual já havia anunciado há alguns dias e deve ser aprovada sem nenhuma resistência, já que o govenador tem apoio da maioria dos parlamentares da Casa
Desenvolvimento Urbano e Metropolitano
A outra secretaria que vai ser criada, visa desenvolver a “região metropolitana de Manaus”, assim como formular e implementar políticas públicas que melhore o saneamento básico e habitacional, assim como melhorar também a infraestrutura.
” […] execução das políticas energéticas e de recursos hídricos, bem como o planejamento, o desenvolvimento e a execução de políticas públicas de Programas Estruturantes de Infraestrutura e Projetos Estratégicos de interesse do Poder Executivo Estadual”, afirma.
Já em relação a Secretaria de Esporte, o político afirma que tal medida vai promover ações que estimule a prática de esportes no Amazonas. A carta governamental também frisa que, com a criação desta secretaria, a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), será extinta.
“A formulação, a implementação e a execução de políticas públicas de desporto, lazer e juventude, promovendo e estimulando a prática desportiva, paradesportiva e recreativa, em todas as faixas etárias, e objetivando o desenvolvimento e bem-estar dos jovens”.
Alteração
Além da proposta da criação das novas secretarias, Wilson também quer alterar e reformular alguns setores, como por exemplo, o Detran-AM será vinculado à Secretaria de Governo
Confira o documento:
Edição: Hector M S Silva