O mestre português e reitor atual da Universidade de Lisboa ANTONIO SAMPAIO NÓVOA ano passado em aula magna na Universidade de Brasília em suas renomadas palestras falou do TRATADO DE GRATIDÃO de São Tomás de Aquino. São Tomás em sua reflexão afirma existirem três níveis de GRATIDÃO.
1 – O primeiro nível é o do reconhecimento. Em inglês (thank you) e no mesmo sentido em alemão. Fica apenas no plano da intelectual. Constatou que é o nível superficial da gratidão. Apenas no plano cognitivo. Algo mecânico e matemático como os ditames da mente humana.
2 – O segundo nível é o do agradecimento. É o nível intermediário de gratidão. Um agradecer morno, sem entusiasmo. Puramente robotizado. Em muitos países do mundo dizem MERCI (França), GRACIAS (Espanha) e GRAZIE (Itália) como se dissessem “dou-lhe uma graça, ou mercê pelo que me fez”. De um modo maquinal.
3 – Há! O terceiro nível do TRATADO DA GRATIDÃO de São Tomás e o sentido mais profundo da gratidão. É quando dizemos na língua portuguesa:
MUITO OBRIGADO! Esse sentido significa criar um vínculo. Este mesmo que não bate em ritmo matemático ou maquinal. É este que pulsa, e vibra e crê… Somente os que usam o coração aliado a razão são fieis das ETERNAS VERDADES. Porque foi o dedo de Jesus que tocou e deu-lhe como dom: a fé. Após este preciso introito quero eu Carmen Novoa Silva professar minha gratidões: Muito obrigada – Deus! Pela celebração de vida de nosso Padre José Dalla Valle. Este dia 4 de setembro de 2016. Jesus, deu a oportunidade de evidenciar o meu TRATADO DE GRATIDÃO nesta tão solene missa (e num domingo!) e a comemoração tão festiva. Muito obrigada – Padre José Dalla Valle por querer ficar em missão no Santuário de São José Operário. E sempre presente como orientador espiritual da Legião de Maria e do renovado Apostolado da Oração. Muito obrigada pelos conselhos férteis dados a grande comunidade que o Santuário agrega. Novamente o Dedo de Deus tocou seu coração. Muito obrigada! Pelas quase quatro décadas que nossa família está vinculada (Ricardo e eu) a sua pessoa bendita. Quantos amanheceres, quantos crepúsculos, quantos céus noturnais coalhados de estrelas viram o senhor pisando esses átrios, presidindo missas nos altares, nos confessionários, sempre a serviço da missionareidade. MUITO OBRIGADA, pelo MINUTO DE DEUS esse momento da transubstanciação do pão e vinho no sacramento da Eucaristia, ou seja, no corpo e sengue de Jesus. Nesse momento o coração que tem o dedo de Deus pulsa, vibra e crê… MUITO OBRIGADA! Padre José Dalla Valle colecionador de Jubileus (datas belas) pelos seus 90 anos de vida, Sua energia e determinada alma tocada pelo dedo de Jesus. Deu-lhe o privilégio dado aos eleitos de possuir a Luz das Grandes Horas! MUITO OBRIGADA! Em nome dos aqui presentes por sua presença contínua entre nós. A sensibilidade do povo saberá guardar Pe. José num lugar escondido onde se oculta como um relicário as recordações mais sagradas da vida de cada um. Gratíssima Pe. José Dalla Valle! Eis meu compromisso de toda vida. P.S- Papa Francisco, a pedido de D. Leonardo Steiner nomeou outro salesiano para bispo auxiliar, PE. Zenildo Lima da Silva.