No dia 20 de janeiro, 18 segmentos setoriais da cultura amazonense realizarão encontros para debater e elaborar propostas sobre suas respectivas classes. Os encontros acontecerão na unidade de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Darcy Vargas, das 13h às 19h.
Os Encontros Setoriais precedem a 3ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece entre os dias 21 e 23 de janeiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, das 9h às 18h. Ambos os eventos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e recebem o apoio do Conselho Estadual de Cultura.
As inscrições para participar dos Encontros Setoriais estarão abertas a partir desta segunda-feira (08/01), no hotsite da 3ª Conferência Estadual de Cultura, que estará hospedado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).
Para o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa, Kk Bonates, os Encontros Setoriais são de extrema importância por serem propositivos. “O objetivo da setorial é, dentro das 18 categorias elencadas pelo Ministério da Cultura, que seja tirado um delegado de cada setor se leve três propostas de cada segmento para a setorial nacional”, explica.
O secretário explica ainda que, em nível nacional, as propostas serão levadas e distribuídas para os órgãos competentes, o mesmo ocorrendo em nível estadual.
“Passando para o nível estadual, essas propostas irão para o Conselho Estadual de Cultura, dentro das suas cadeiras, e aí os conselheiros vão fazendo a transversalidade entre esses segmentos e passando para os órgãos competentes”, afirma Kk Bonates.
Segmentos setoriais
Os 18 segmentos setoriais que realizarão seus encontros são: Arquivo, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Cultura Indígena, Culturas Populares, Dança, Design, Arquitetura e Urbanismo, Expressões artísticas culturais afro-brasileiras, Livro, leitura e Literatura, Moda, Museu, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.
A inclusão na programação de um dia de debate sobre os colegiados setoriais de cultura é do próprio Ministério da Cultura. Esses encontros têm como objetivo subsidiar o debate de temas transversais à pauta da cultura e que fortaleçam a retomada dos debates específicos a cada setor de cultura.
Os encontros são oportunidades de debater a retomada do resgate histórico acerca dos 18 Colegiados Setoriais de Cultura e terão caráter mobilizador, propositivo, eletivo e consolidativo, buscando garantir a presença do debate setorial e da representatividade dos diversos segmentos artísticos e culturais em todas as etapas de realização das conferências.